Métodos de Ensino
Nas aulas, é adotada a metodologia expositiva para a apresentação de conceitos teóricos, visionamento de vídeos e discussão de temas escolhidos dentro dos objetivos da unidade curricular. Aulas práticas na unidade pedagógica da ESAC, com elaboração de um relatório, de modo a desenvolver nos alunos a capacidade para interpretar e criticar os resultados técnicos, e selecionar os sistemas de produção mais adequados e a utilização de novas técnicas. Realização de visita de estudo.
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade curricular visa dotar os alunos com conhecimentos de todo o processo produtivo e os constrangimentos em cunicultura para produção de carne, através dos seguintes objectivos de aprendizagem:
1. Conhecer a estrutura geral e o processo de integração da indústia cunícola nacional.
2. Seleccionar sistemas de alojamento, alimentação, reprodução, maneio e controle sanitário, nos diferentes sistemas de produção industrial.
3. Caracterizar os produtos resultantes de sistemas de produção.
4. Explicar a importância do controlo da rentabilidade de uma explorção cunícola.
Programa
1. Raças de coelhos e objectivos produtivos.
2. Diferentes actividades cunícolas para produção de carne: selecção, multiplicação e produção.
3. Sistemas de alojamento e equipamento para cada fase produtiva.
4. Ambiente e controlo dos factores ambientais.
5. Maneio reprodutivo em cunicultura.
6. Recomendações alimentares e factores que influenciam a eficiência de utilização dos alimentos. Estratégias alimentares para cada fase produtiva.
7. Controle sanitário em cunicultura industrial.
8. Matadouros, abate, bem-estar e qualidade da carne.
9. Índices técnico-económicos.
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Cullere, M.; and dalle Zotte, A. (2018). Rabbit meat production and consumption: state of knowledge and future perspectives. Meat Science, 143, 137–146.
EFSA AHAW Panel (2020). Scientific Opinion on the health and welfare of rabbits farmed in different production systems. EFSA Journal;18(1):5944. https://doi.org/10.2903/j.efsa.2020.5944
LEBAS, F.; Coudert, P.; Rouvier, R. e Rochambeau, H. (2001) O Coelho – Criação e Patologia. Lisboa: Publicações Europa-América, 2001.
LEBAS, F. La biologie du lapin. https://www.cuniculture.info/Docs/Biologie/Biologie-50.htm
ROSELL, J. M. (2000). Enfermidades del conejo. Madrid: Edições Mundi-Prensa, 2000.