Currículo, Inclusão e Organização do Ensino

Conhecimentos de Base Recomendados

Não Aplicável

Métodos de Ensino

The course is organised in such a way that its objectives correspond to the diversified methodologies inherent in the training and assessment activities that the trainee must carry out, which are identified and organised in face-to-face and distance synchronous and asynchronous modalities, allowing the trainee to build knowledge and develop integrated skills.

Resultados de Aprendizagem

 perceber a importância das variáveis curriculares e organizacionais da educação nos processos de ensino-aprendizagem bem como no comportamento e atitudes dos Docentes;

– compreender o papel do docente na gestão do currículo;

– conhecer os principais modelos de análise e de gestão organizacional;

– conhecer o Sistema Educativo Português, os seus princípios orientadores, a sua organização;

– adotar práticas conducentes à concretização das orientações explícitas na Lei de Bases do Sistema Educativo e no Regime de Autonomia e Administração das Escolas;                                                           

 – identificar os diversos órgãos de gestão e departamentos de coordenação pedagógica e respetivas competências.

Programa

1. CURRÍCULO

1.1. Conceito de currículo

1.2. Quadro conceptual de suporte do desenvolvimento curricular

1.3. Diversificação e adequação: conteúdos, modos de avaliação, articulação curricular e modos de organização do ambiente educativo

1.4. Gestão do Currículo: níveis e campos de decisão; níveis de integração

2. ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DO ENSINO

2.1. Medidas organizacionais de apoio à gestão curricular e pedagógica

2.2. O regime de autonomia, administração e gestão dos estabelecimentos escolares

2.3. Documentos normativos atuais  

2.4. Colaboração e desenvolvimento profissional

2.5. Comunicação nas organizações e processo de liderança

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Final
  • - Trabalho final + Apresentação oral - 70.0%
  • - Distância assíncrona (11h contacto) - Envolvimento/participação - 10.0%
  • - Distância síncrona (8h contacto) - Envolvimento/participação - 20.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Lima, L. C. (2012). Administração Escolar: Estudos. Porto: Porto Editora

Richard, A. Q. (2012). Repensar a Gestão Escolar, Educação , Cultura e Democracia .Mangualde:Edições Pedagogo

Roldão, M.C., & Almeida S. (2018). Gestão Curricular para a autonomia das escolas e professores. Direção Geral da Educação

Silva, T. T. (2010). Teorias do currículo. Uma introdução crítica. Editora Autêntica.

Syomwene, A. (2020). Curriculum theory. Characteristics and funcions. European Journal of Education Studies, 7 (1), 326-337