Conhecimentos de Base Recomendados
Não existem quaisquer pré-requisitos para a frequência desta Unidade Curricular.
Métodos de Ensino
As aulas serão teórico práticas, com utilização de ferramentas de construção de bases de dados e extração de dados, ferramentas de Data Analytics como o Power BI (ferramenta para visualização de dados), Excel e eventualmente ferramentas de Data Mining para segmentação de clientes, bem como ferramentas para construção de campanhas. Pretende-se que os alunos desenvolvam espírito crítico relativamente aos dados em análise, qualidade das fontes de dados, percebam os processos de extração de dados e utilizem metodologias de análise destinadas à área de Marketing.
Resultados de Aprendizagem
- Compreender a importância dos dados em marketing.
- Ser capaz de descrever os principais conceitos relacionados com o Database Marketing.
- Aprender a definir, recolher, analisar, entender e gerir os dados dos clientes por forma a comunicar de forma mais eficaz e personalizada com os mesmos.
- Compreender e analisar os dados de acordo com o RGPD.
- Descrever e aplicar técnicas de análise de dados para Database Marketing, nomeadamente, entre outros, ser capaz de segmentar clientes.
- Saber conceber, planear e testar campanhas de Database Marketing.
- Estabelecer medidas apropriadas de uma campanha de Database Marketing.
Programa
- Fundamentos de Database Marketing
- 1 Noções do RGPD
- Desenvolvimento estratégico de bases de dados para Marketing
- Definição de requisitos de dados de clientes
- Análise dos dados dos clientes
- Construção de bases de dados
- Data Mining e Segmentação dos clientes
- Planear e conceber testes de Marketing e campanhas de Marketing
- Bases de Dados de Marketing e a Internet
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
• Blattberg, R. C., Kim, B., Neslin, S. A. (2009), Database Marketing: Analyzing and Managing Customers, Springer.
• Chaffey, D., Smith P.R (2017), Digital Marketing Excellence: Planning, Optimizing, and Integrating Online Marketing, Routledge, 5th edition.
• Chaffey, D., Ellis-Chadwick, F, Mayer, R., Johnston, K. (2006), Internet Marketing: Strategy, Implementation and Practice, Financial Times/ Prentice Hall; 3th edition.
• De Bock, K.W., Neslin, S.A. (2013), Advanced Database Marketing Hardcover, Kristof Coussement, Gower.
• Drozdenko, R.G., Drake, P.D. (2002), Optimal Database Marketing: Strategy, Development, and Data Mining, SAGE Publications.
• Farris, P.W., Bendle, N.T., Pfeifer, P.E., Reibstein, D.J. (2010), Marketing Metrics: The Definitive Guide to Measuring Marketing Performance, Pearson, 2 edition.
• Hughes, A.M. (2012), Strategic Database Marketing 4e: The Masterplan for Starting and Managing a Profitable, Customer-Based Marketing Program, McGraw-Hill Professional; 4 edition.
• Keegan, W.J., Green, M.C. (2012), Global Marketing Paperback, Prentice Hall; 7 edition.
• Ratner, B. (2003), Statistical Modeling and Analysis for Database Marketing: Effective Techniques for Mining Big Data, Chapman & Hall/CRC.
• Tapp, A., Whitten, I., Housden, M. (2013), Principles of Direct, Database and Digital Marketing, Pearson, 5 edition.