Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos através do recurso a: i) sessões teórico-práticas, com componente expositiva inicial, de análise dos códigos deontológicos e referenciais internacionais e de discussão de trabalhos de grupo sobre os tópicos do programa; ii) sessões de cariz prático, em torno de situações que ilustram os conceitos adquiridos e onde se solicita a reflexão sobre o modo de atuação.
Cada estudante deverá constituir o seu dossiê de documentação, para consulta nas aulas e nos momentos de avaliação.
Por avaliação contínua:
Teste escrito no final do semestre: 50% da nota (NB: caso a avaliação tenha de ser realizada a distância, este elemento de avaliação contemplará ainda uma prova individual oral);
Trabalho de grupo: 40% da nota; Trabalhos em sala de aula: 10% da nota
Por exame:
Exame escrito (80%);
20%: um trabalho individual a definir com a docente no início do semestre e com entrega (inforestudante) no dia do exame. Válido para todas as épocas de exame.
Resultados de Aprendizagem
1 – Exercer a prática profissional respeitando os valores individuais e coletivos da profissão e da organização, agindo de acordo com os cânones profissionais:
a) Saber agir segundo os códigos deontológicos da profissão;
b) Saber interpretar o código ético de uma organização e retirar as diretrizes práticas para a ação.
2 – Agir em função dos interesses dos diferentes stakeholders e setores da sociedade de forma a promover uma atuação socialmente responsável da organização:
a) Conceber e executar ações de comunicação para os diversos públicos, integrando os princípios da responsabilidade social;
b) Saber destacar os aspetos da conduta socialmente responsável no discurso organizacional.
Programa
I – Introdução ao estudo da RSE: Responsabilidade Social Empresarial
II – Empresas e Direitos Humanos
III – Introdução ao estudo da Ética aplicada às profissões de Comunicação Organizacional
IV. Principais códigos em vigor em Portugal para as profissões da Publicidade, Marketing, Relações Públicas e Recursos Humanos/Comunicação Interna
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 40.0%
- - Assiduidade e Participação - 10.0%
- - Frequência - 50.0%
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 20.0%
- - Exame - 80.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Carroll, A. (2015). Corporate Social Responsibility: the centerpiece of competing and complementary frameworks. Organizational Dynamics, 44, 87-96.
Rasche, A, Morsing M. & Moon, J.(2017). Corporate Social Responsibility – Strategy, Communication, Governance. Cambridge Univ. Press
Rego A. et al.(2007), “Gestão ética e socialmente responsável: teoria e prática. Ed. RH.
Rego A., et al.(2013), Liderança para a sustentabilidade. Conjuntura Atual.
Rocha, A.S.(2010), Ética, deontologia e responsabilidade social.Vida Económica.
Santos M.J.N.,(2006) Responsabilidade social nas PME: casos em Portugal. Ed. RH.
Stravidou, M.& Vangchuay,S.(2017). Beyond Corporate Social Responsibility – A Human-Centred Approach to Business Ethics in the 21st century. ATDF Journal, v. 9, Issue 1, pp.70-86