Desenho aplicado ao design têxtil

Métodos de Ensino

6.1 MÉTODOS DE ENSINO

As opções metodológicas conducentes ao cumprimento do programa da unidade curricular centrar-se-ão na seguinte estratégia pedagógica:

– Exposição oral centrada nos conteúdos previstos;

– Desenvolvimento de trabalhos sob orientação docente.

 

6.2 MÉTODOS DE AVALIAÇÃO

 

Dada a especificidade desta unidade curricular, o aluno deve garantir a presença mínima em 42 horas de contacto (aulas), assistindo-lhe, nessa condição, o direito à realização de exame, caso não tenha obtido aprovação por avaliação contínua.

 

Os trabalhos a realizar obedecerão a critérios que serão explicitados nos enunciados e/ou outros elementos apresentados, de acordo com as seguintes componentes e pesos:

 

AVALIAÇÃO CONTÍNUA

– Exercício 1 – peso de 15% na avaliação;

– Exercício 2 – peso de 35% na avaliação;

– Exercício 3 – peso de 50% na avaliação.

EXAME

– Componente Teórica – Prática- 50% da avaliação

– Componente Prática – 50% da avaliação  

Resultados de Aprendizagem

3.1. Executar desenhos de criação com base nos conhecimentos adquiridos.

3.2. Executar amostras a partir de desenhos

Programa

4.1. Desenhos criativos

4.2. Amostras no tear

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

1 Castro, E. (1981). Introdução ao Desenho Têxtil.Editora Presença.

2 Dixon,A.(2007). handwear’s pattern book, Herbert Press 

3 Fernandez, A. & Roig, G. (2007). Drawing for Fashion Designers. Batsford.

4 Goldstein, N.(1999). The Art of Responsive Drawing. Prentice Hall.

5 Imbroisi, R. & Kubrusly, M. (2011). Desenho de Fibra. Artesanato Têxtil no Brasil. Senac Nacional.

6 Massironi, M (1982). Ver pelo Desenho. Edições 702.

7 Rubim, R.(2004). Desenhando a Superfície. Editora Rosari.