Métodos de Ensino
6.1 MÉTODOS DE ENSINO
As opções metodológicas conducentes ao cumprimento do programa da unidade curricular centrar-se-ão na seguinte estratégia pedagógica:
– Exposição oral centrada nos conteúdos previstos;
– Desenvolvimento de trabalhos sob orientação docente.
6.2 MÉTODOS DE AVALIAÇÃO
Dada a especificidade desta unidade curricular, o aluno deve garantir a presença mínima em 42 horas de contacto (aulas), assistindo-lhe, nessa condição, o direito à realização de exame, caso não tenha obtido aprovação por avaliação contínua.
Os trabalhos a realizar obedecerão a critérios que serão explicitados nos enunciados e/ou outros elementos apresentados, de acordo com as seguintes componentes e pesos:
AVALIAÇÃO CONTÍNUA
– Exercício 1 – peso de 15% na avaliação;
– Exercício 2 – peso de 35% na avaliação;
– Exercício 3 – peso de 50% na avaliação.
EXAME
– Componente Teórica – Prática- 50% da avaliação
– Componente Prática – 50% da avaliação
Resultados de Aprendizagem
3.1. Executar desenhos de criação com base nos conhecimentos adquiridos.
3.2. Executar amostras a partir de desenhos
Programa
4.1. Desenhos criativos
4.2. Amostras no tear
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
1 Castro, E. (1981). Introdução ao Desenho Têxtil.Editora Presença.
2 Dixon,A.(2007). handwear’s pattern book, Herbert Press
3 Fernandez, A. & Roig, G. (2007). Drawing for Fashion Designers. Batsford.
4 Goldstein, N.(1999). The Art of Responsive Drawing. Prentice Hall.
5 Imbroisi, R. & Kubrusly, M. (2011). Desenho de Fibra. Artesanato Têxtil no Brasil. Senac Nacional.
6 Massironi, M (1982). Ver pelo Desenho. Edições 702.
7 Rubim, R.(2004). Desenhando a Superfície. Editora Rosari.