Métodos de Ensino
A unidade curricular terá uma abordagem inicial de caráter teórico, a que se seguirá abordagem teórico-prática de pesquisa de fontes bibliográficas e após a identificação de um tema de investigação, sob a tutela de um docente orientador de projeto, o aluno elaborará na forma escrita um projeto de investigação que será avaliado por um júri constituído para o efeito.
Resultados de Aprendizagem
O aluno deve adquirir conhecimentos de:
• Metodologias de investigação
• Definição de questões de investigação
• Estrutura de um projeto de investigação
• Pesquisa de informação bibliográfica e sua correta referenciação
O aluno deve adquirir aptidões que lhe permitam:
• Identificação de um trabalho a investigar em Ciências Biomédicas Laboratoriais
• Pesquisa de informação científica relevante
• Definir o tema de investigação a desenvolver
O aluno deve adquirir competências de:
• Conceção de projetos de investigação em Ciências Biomédicas Laboratoriais
Pesquisa e seleção da informação científica relevante para o seu trabalho
• Elaboração de um projeto de investigação em Ciências Biomédicas Laboratoriais a submeter a financiamento
Programa
– Bases de dados
– Pesquisa bibliográfica
– Seleção da bibliografia pertinente
– Análise de conteúdos de artigos e outros trabalhos científicos
– Conceito de projeto científico
– Planeamento de um projeto científico
– Elaboração de um projeto científico
– Escrita científica
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Corley, Ronald B. A Guide to Methods in the Biomedical Sciences / Ronald B. Corley. New York: Springer, 2004.
Jolley, Jeremy. Introducing Research and Evidence-Based Practice for Nursing and Healthcare Professionals. 2nd ed. Harlow, England: Pearson, 2013.
Liamputtong, Pranee. Research Methods in Health: Foundations to Evidence-Based Practice. 2nd ed. South Melbourne, Vic.: Oxford University Press, 2013.