Desenho e Gestão Laboratorial

Métodos de Ensino

Aquisição de conhecimentos científicos para resolver problemas teóricos e práticos profissionais, aquisição de competências metodológicas e críticas, aquisição de competência sócio comunicativa, promovendo o autoemprego e auto-organização dos alunos. Os métodos didáticos de apresentações de especialistas e de Problem Based Learning será usado como princípio didático deste módulo. Avaliação e garantia de qualidade. A avaliação de e-learning por parte dos alunos terá lugar uma avaliação geral do curso e, por outro lado – como causa independente da aula – na pesquisa anual por parte do estudante.
A avaliação do módulo será realizado em dois momentos distintos: Escrito na forma de frequência e / ou exame com resultado final. Realizando trabalho e documentação de um processo fictício ou concreto ou projeto sobre o tema atribuído anteriormente.
A nota final será a média da frequência/exame final escrita e o trabalho de projeto documentado, tendo este último um peso superior a 60%.

Resultados de Aprendizagem

O aluno deve adquirir conhecimentos sobre:
As etapas, os métodos e instrumentos, processos organizacionais de desenvolvimento bem como a Gestão pela Qualidade (GQ) nos laboratórios.
O aluno deve adquirir aptidões que lhe permitam:
Delinear os conceitos básicos de engenharia clínica relevante nos laboratórios. Identificar os diferentes experts necessários para o planeamento de um laboratório, tendo em consideração os aspetos económicos dos laboratórios fazendo parte de uma organização.
O aluno deve adquirir competências de:
Competências comunicacionais para argumentar com diversos especialistas e membros de diferentes profissões. GQ. Desenvolver conceito para laboratórios clínicos ou de pesquisa, incluindo QM, opções de pesquisa, economia. Analisar, discutir, desenvolver e apresentar as exigências para os laboratórios bem como delinear as necessidades de progresso nos processos laboratoriais. Implementação de um GQ. Traduzir os diferentes pontos de vista e conhecimento dos especialistas envolvidos no processo de desenvolvimento do laboratório. Economia e Financiamento na gestão do laboratório.

Programa

1. Módulo gestão: E-learning e aprendizagem baseada em problemas, Supervisão on-line e refletindo de projetos, Interprofissional e Comunicação Intercultural
2 Gestão da Qualidade e Gestão de Riscos
3 Estrutura geral do processo de planeamento
4. Engenharia clínica para médicos e laboratórios de pesquisa
5. Economia laboratoriais: orçamento e cálculo desenvolvimento organizacional e gestão de Recursos humanos
6. Apresentações de especialistas em áreas de design especial de gestão e
7 Problem Based Learning: Projeto em laboratório de planeamento e controlo

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

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Westgard, J.O., N.B. Person, and S.A. Westgard, Basic method validation : training in analytical quality management for healthcare laboratories. 4th edition. ed. Back to basics. Madison, Wisconsin: Westgard QC, 2020.
Kiechle  FL, Holland  CA, Karcher  R. Laboratory design.  J Clin Ligand  Assay  2005;28:186-197