Conhecimentos de Base Recomendados
Desenho Técnico
Métodos de Ensino
Nas aulas Teórico-Práticas recorre-se ao método afirmativo, em que o conhecimento se transmite recorrendo à exposição e demonstração das matérias inerentes a cada tema. Nas aulas Laboratoriais usa-se o método ativo, assente no princípio da autoformação, em que o aluno analisa e ensaia modelos experimentais, fomentando a formação intelectual e as suas competências práticas. Nas aulas tutoriais, os alunos são assistidos na realização dos exercícios através do esclarecimento de dúvidas teóricas e de orientação dos trabalhos práticos. A avaliação será contínua e incidirá sobre exercícios realizados nas aulas práticas e um trabalho de projeto produzido ao longo do período letivo, nas aulas laboratoriais. A classificação final, de 0 a 20 valores, é repartida parcialmente pelos seguintes parâmetros: 1º Exercício de avaliação: 4 valores 2º Exercício de avaliação: 6 valores Trabalho de projeto: 9 valores Assiduidade, participação e interesse: 1 valor
No presente ano letivo pretende-se introduzir num conjunto de U.C.’s do grupo disciplinar de Construções a metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos -ou Project Based Learning no original (PBL)-, sendo que, para tal está prevista a realização de trabalhos prático no âmbito do projeto de uma moradia unifamiliar, com base num projeto real que inclui componentes desenvolvidas em várias U.C.’s, nomeadamente, Desenho e Métodos Gráficos, Desenho e Sistemas Construtivos, Construções Civis e Gestão de Operações.
Pretende-se que os alunos iniciem o processo de aprendizagem tomando contacto e desenvolvendo trabalho na fase de conceção da edificação, para posteriormente desenvolver soluções construtivas em escala de pormenor, de acordo com as regras da arte de bem construir e verificando sempre o respeito pela legislação em vigor. O mesmo projeto será estudado por vários projetos de especialidades, nomeadamente, o de desempenho energético, o de comportamento acústico e de redes prediais de abastecimento e drenagem de águas. De seguida elaborarão o mapa de quantidades de trabalhos necessários à concretização do projeto, procederão ao cálculo de uma estimativa de custo, elaborarão o planeamento de todos os trabalhos quantificados e orçamentados, e finalmente simularão a construção através da elaboração de autos mensais de medição.
Assim sendo, o mote de todo este processo consiste no facto de se tratar do mesmo edifício e, portanto, do mesmo projeto, o que permitirá aos alunos uma aplicação sólida e concreta dos conhecimentos transmitidos por uma situação real.
Resultados de Aprendizagem
Objetivos:
Visualização e interpretação tridimensional; Aplicação de conceitos e metodologias de representação das peças desenhadas e escritas constituintes de um projeto; Tradução gráfica de pormenores e materiais construtivos.
Competências genéricas:
Aplicação e compreensão no domínio da representação, esquematização e composição gráfica, possibilitando o entendimento global da edificação em paralelismo com os meios de comunicação à obra.
Competências específicas:
Aquisição de conhecimentos para produção de projeto, fiscalização e direção de obras.
Programa
Aprendizagem dos conhecimentos básicos, teóricos e práticos, necessários ao desenho de projeto de construção civil.
SISTEMAS GRÁFICOS DE REPRESENTAÇÃO BIDIMENSIONAL E TRIDIMENSIONAL
Representação de vistas – NP327; Cortes e secções – NP328; Escalas de representação – NP717;
Legendagem – NP204; Cotagem – NP297; Formatos de papel – NP12; Projeção ortogonal; Representação axonométrica.
INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS DE DESENHO ASSISTIDO POR COMPUTADOR
Arquitetura funcional dos programas de CAD; Definição de parâmetros; Entrada de dados; Comandos básicos de desenho; Comandos auxiliares de desenho; Controlo de visualização de entidades de desenho; Comandos de edição e manipulação entidades; Preenchimento de superfícies; Cotagem de desenhos; Entidades agrupadas em blocos de desenho; Formatação e impressão de desenhos.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
CUNHA, LUIS VEIGA DA (1991), – DESENHO TÉCNICO, – Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa
SILVA, ARLINDO; DIAS, JOÃO; SOUSA, LUÍS – DESENHO TÉCNICO MODERNO, – LIDEL Editora
MORAIS, SIMÕES (1987) – DESENHO DE CONSTRUÇÕES, 1º Vol. Desenho Básico, 19ª Ed., Porto Editora
GARCIA, JOSÉ, – AutoCAD 2012 & AutoCAD LT 2012 – Curso Completo – Ed. FCA´
NORMAS PORTUGUESAS DE DESENHO TÉCNICO, – NP-62, 1961; NP-89, 1963; NP-49, 1968; NP-327, 1964; NP-671, 1973; NP-297, 1963; NP-328, 1964; NP-167, 1966; NP-716, 1968; NP-204, 1968; NP-718, 1968;
PERIS, Vicente Giménez (2014) – DIÉDRICO DIRECTO-Tomo II, Mares de Libros, ISBN: 978-84-616-8764-0
NEUFERT, ERNEST (1981) – A ARTE DE PROJECTAR EM ARQUITECTURA, Editora Gustavo Gili, São Paulo
PORTAS, NUNO (1969) – FUNÇÕES E EXIGÊNCIAS DE ÁREAS DA HABITAÇÃO, Lnec, Lisboa
REGULAMENTO GERAL EDIFICAÇÕES URBANAS, Imprensa Nacional – Casa da Moeda, Lisboa
REGULAMENTO GERAL DAS ESTRUTURAS DE BETÃO ARMADO e PRÉ-ESFORÇADO – Imprensa Nacional – Casa da Moeda, Lisboa.
Apontamentos fornecidos pelo docente:
SILVA, JOÃO FERNANDES, (2020) CADERNO 01 – Apontamentos de Desenho Técnico, ISEC
SILVA, JOÃO FERNANDES, (2020) CADERNO 02 – Apontamentos de Desenho de Construção, ISEC
SILVA, JOÃO FERNANDES, (2020) CADERNO 03 – Introdução ao Desenho Assistido por Computador, ISEC
TEXTOS E FICHAS DE APOIO À DOCÊNCIA, DEC-ISEC, João Fernandes Silva, 2022.
software de aplicação: Autocad Release 2023, by AUTODESK