Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos elementares de programação.
Métodos de Ensino
A exposição teórica precede a parte prática dando assim a estrutura necessária à aquisição de conhecimento aplicados nos vários exercícios implementados durante todo o período de aulas.
Para cada semana serão disponibilizados na página da disciplina, no Nónio, os seguintes elementos:
a) Indicação dos conteúdos programáticos e objetivos de aprendizagem para essa semana;
b) Orientações de estudo, treino e validação da aprendizagem para uma melhor apreensão dos conteúdos.
Em qualquer aula pode ser solicitado ao aluno a resolução de uma atividade, que complemente o exercício implementado.
Esta metodologia permite o acompanhamento, conhecimento e consciência regular dos conteúdos programáticas abordados em cada semana, promovendo a discussão, o envolvimento e a colaboração de todos no processo de aprendizagem.
O docente está permanentemente disponível para todo e qualquer apoio, esclarecimento, discussão, e/ou explicações, através de email, Colibri-zoom, e/ou fóruns de discussão. Todos os documentos de apoio, materiais de estudo, informações, esclarecimentos, serão disponibilizados através da plataforma Nónio.
Resultados de Aprendizagem
A unidade curricular de Desenvolvimento para a WEB permite aos alunos a aquisição de conhecimentos e competências sobre tecnologias necessárias para o desenvolvimento de aplicações para a Web.
Os objetivos da unidade curricular passam por dotar o aluno dos conceitos fundamentais para o desenvolvimento de um website por forma a que este consiga identificar e implementar as componentes cliente e servidor. O aluno deverá desenvolver as principais atividades associadas à implementação de um website, tais como: análise dos requisitos, desenho do website, implementação das bases de dados, codificação e testes.
Pretende-se com esta unidade curricular que o aluno desenvolva as suas competências ao nível da programação, adquiridas nas unidades curriculares Algoritmos e Programação 1, Algoritmos e Programação 2 e Linguagens Orientadas a Objetos. O desenvolvimento de uma base de dados permitirá, ao aluno, cimentar as competências adquiridas na unidade curricular Bases de Dados, com particular enfoque na estruturação de dados segundo o modelo relacional, aspetos relativos à integridade e segurança, bem como aspetos de proteção e acesso aos dados.
Adicionalmente, a unidade curricular procura que o aluno desenvolva competências de investigação, resolução de novos problemas, fomentando o trabalho em equipa e a criatividade individual.
No final do semestre os alunos deverão possuir os conhecimentos fundamentais para a estrutura, conceção e produção de websites, aquisição, tratamento e publicação dos diversos elementos multimédia, aceder a web services e a bases de dados.
O projeto final pode ser encarado como um ponto de partida e posterior desenvolvimento na unidade curricular de Projeto e Desenvolvimento Informático.
Programa
1.HTML 5
1.1. Sintaxe Básica: estrutura de um documento, principais conceitos
1.2. Elementos mais comuns: texto, imagens, hiperligações, tabelas, listas e divs
1.3. Elementos semânticos do HTML 5
1.4. Formulários
2. Folhas de estilo CSS3
2.1. Tipos de selectores
2.2. Criação de regras
3. Layout das páginas
3.1. Layout Flex e Grid
3.2. Framework Bootstrap
3.3. Responsividade
4. A linguagem JavaScript
4.1. Sintaxe básica, tipos de dados: números, strings, arrays, data, e operadores
4.2. Declarações condicionais e ciclos
4.3. Funções e funções arrow
4.4. DOM: navegação entre nodes, eventos
4.5. BOM: window, location, history
4.6. Comunicação: XMLHttpRequest
4.7. JSON
4.8. Validação de dados de um formulário
4.9. Upload de imagens
4.10. Web Storage
4.11. Geo Localization
4.12. Web services
5. A linguagem PHP
5.1. Conceitos elementares, sintaxe
5.2. Formulários
5.3. Funções de acesso a bases de dados: livraria PDO
5.4. Variáveis de sessão
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
[ 1 ] HTML5 4ª Edição Atualizada e Aumentada, Editora FCA, Luís Abreu, ISBN: 978-972-722-821-8
[ 2 ] CSS3, Editora FCA, Pedro Remoaldo, ISBN: 978-972-722-731-0
[ 3 ] JavaScript 6, Editora FCA, Luís Abreu, ISBN: 978-972-722-815-7
[ 4 ] PHP com programação orientada a objetos, Editora FCA, Frederico Tavares, ISBN: 978-972-722-837-9
[ 5 ] w3schools, referências, tutorias e exercícios, disponível em https://www.w3schools.com/
[ 6 ] MDN web docs, disponível em https://developer.mozilla.org/pt-PT/