Métodos de Ensino
A exposição teórica precede a parte prática dando assim a estrutura necessária à aquisição de conhecimento aplicados nos vários
exercícios implementados durante todo o período de aulas.
Para cada semana serão disponibilizados na página da disciplina os seguintes elementos:
a) Indicação dos conteúdos programáticos e objetivos de aprendizagem para essa semana;
b) Orientações de estudo, treino e validação da aprendizagem para uma melhor apreensão dos conteúdos.
Em qualquer aula pode ser solicitado ao aluno a resolução de uma atividade, que complemente o exercício implementado.
Esta metodologia permite o acompanhamento, conhecimento e consciência regular dos conteúdos programáticas abordados em cada
semana, promovendo a discussão, o envolvimento e a colaboração de todos no processo de aprendizagem.
O docente está permanentemente disponível para todo e qualquer apoio, esclarecimento, discussão, e/ou explicações, através de email,
Colibri-zoom, e/ou fóruns de discussão. Todos os documentos de apoio, materiais de estudo, informações, esclarecimentos, serão
disponibilizados.
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade curricular permite aos alunos adquirir conhecimentos e competências sobre tecnologias necessárias ao desenvolvimento de
aplicações para a Web.
Os objetivos são dotar o aluno dos conceitos fundamentais para o desenvolvimento de um website, identificando e implementando as
componentes cliente e servidor. O aluno irá desenvolver as principais atividades de implementação de um website, tais como análise de
requisitos, design de website, implementação de bases de dados, codificação e testes.
O aluno desenvolverá as suas competências de programação, adquiridas em unidades curriculares anteriores. O desenvolvimento de uma
base de dados permitirá consolidar as competências adquiridas, com especial enfoque na estruturação dos dados segundo o modelo
relacional, na integridade, segurança e na proteção e acesso aos dados.
O aluno desenvolverá habilidades de pesquisa, resolução de novos problemas, incentivo ao trabalho em equipe e criatividade individual.
Programa
1.HTML 5
1.1. Sintaxe Básica: estrutura de um documento, principais conceitos
1.2. Elementos mais comuns: texto, imagens, hiperligações, tabelas, listas e divs
1.3. Elementos semânticos do HTML 5
1.4. Formulários
2. Folhas de estilo CSS3
2.1. Tipos de selectores
2.2. Criação de regras
3. Layout das páginas
3.1. Layout Flex e Grid
3.2. Framework Bootstrap
3.3. Responsividade
4. A linguagem JavaScript
4.1. Sintaxe básica, tipos de dados: números, strings, arrays, data, e operadores
4.2. Declarações condicionais e ciclos
4.3. Funções e funções arrow
4.4. DOM: navegação entre nodes, eventos
4.5. BOM: window, location, history
4.6. Comunicação: XMLHttpRequest
4.7. JSON
4.8. Validação de dados de um formulário
4.9. Upload de imagens
4.10. Web Storage
4.11. Geo Localization
4.12. Web services
5. A linguagem PHP
5.1. Conceitos elementares, sintaxe
5.2. Formulários
5.3. Funções de acesso a bases de dados: livraria PDO
5.4. Variáveis de sessão
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
[ 1 ] HTML5 4ª Edição Atualizada e Aumentada, Editora FCA, Luís Abreu, ISBN: 978-972-722-821-8
[ 2 ] CSS3, Editora FCA, Pedro Remoaldo, ISBN: 978-972-722-731-0
[ 3 ] JavaScript 6, Editora FCA, Luís Abreu, ISBN: 978-972-722-815-7
[ 4 ] PHP com programação orientada a objetos, Editora FCA, Frederico Tavares, ISBN: 978-972-722-837-9
[ 5 ] MDN web docs, disponível em https://developer.mozilla.org/pt-PT/