Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
6.1 Aulas teóricas e teórico-práticas: de carácter expositivo, com recurso a suportes audiovisuais e bibliografia específica. Desenvolvimento de atividades práticas em sala de aula centrada na metodologia projetual.
6.2. Avaliação
6.2.1. Avaliação contínua
A avaliação contínua obedecerá a critérios que serão explicitados nos enunciados e/ou outros elementos apresentados, de acordo com as seguintes componentes e pesos:
Componente Teórico-prática (trabalho de grupo e projeto individual) – 35%
Componente Prática (trabalho de grupo e projetos individuais) – 65%.
6.2.2. Exame
A avaliação por exame obedecerá a critérios que serão explicitados no enunciado, de acordo com as seguintes componentes e pesos:
Componente teórica – 25%;
Componente prática – 75%.
Resultados de Aprendizagem
3.1 Aquisição de saberes teóricos, práticos, técnicos e estéticos necessários à comunicação visual de conceitos/ideias;
3.2 Aquisição de conhecimentos sobre o cartaz, as suas fases de desenvolvimento, desde a apresentação do projeto à sua finalização, tendo em conta seus os elementos constituintes, assim como os princípios de composição;
3.3 Analisar e discutir projetos gráficos como estratégia para novas formulações e conceitos;
3.4 Saber analisar soluções alternativas num projeto de design gráfico, tendo em conta a mensagem visual a transmitir a um determinado público-alvo;
3.5 Desenvolver processos de recolha, análise e seleção de informação orientados para a definição de estratégias fundamentadas e criativas;
3.6 Conceber, planificar e organizar projetos gráficos de acordo com a sua finalidade.
Programa
4.1 O cartaz
4.1.1. Funções e caracterização dos cartazes
4.1.2. Mensagem: denotação e conotação, significado, relações texto-imagem, narrativa no cartaz
4.1.3. Elementos do cartaz
4.2. Princípios de composição
4.2.1. Unidade; harmonia; simplicidade; atmosfera; equilíbrio; hierarquia; sentido de leitura; tensão
4.2.2. Zonas de atenção; centro óptico
4.2.3. Zonas “brancas”
4.2.4. Página, margens, colunas, grelha: relações axiais, agrupamentos
4.3. Campanhas publicitárias e sociais
4.3.1. Características de uma campanha
4.3.2. Suportes publicitários: mupis e outdoors, folhetos, veículos, brindes publicitários, anúncio para diferentes meios audiovisuais
4.3.3. Retórica visual
4.4 Sinalização e sinalética
4.4.1 Tipos de sinalética: identificação, direção, orientação, regulamentação
4.4.2 Sistemas de sinalética: elementos e considerações
4.4.3 Tipografia, cor, símbolos
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 35.0%
- - Trabalho de Grupo (componente prática) - 65.0%
- - Componente Teórica - 25.0%
- - Componente Prática - 75.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Baer, K. (2021). Information Design Workbook, Revised and Updated: Graphic approaches, solutions, and inspiration + 30 case studies. Rockport Publishers
Dabner, D.; Stewart, S. & Vickress, A. (2020). Graphic Design School. Thames Hudson
Kane, J. (2012). Manual dos Tipos. Editoral Gustavo Gili
Laserow, S. (2020). Making Posters. Bloomsbury Visual Arts
Landa, R. (2016). Advertising by Design: Generating and Designing Creative Ideas Across Media. John Wiley & Sons
Lupton, E. (2015). How Posters Work. Cooper Hewitt
Müller, J. & Wiedemann, J. (2017). The History of Graphic Design : 1890-1959 (Vol:1). Taschen
Müller, J. & Wiedemann, J. (2017). The History of Graphic Design : 1960-Today (Vol:2). Taschen
Rendgen, S. & Wiedemann , J. (2020). Information Graphics. Taschen
Van Uffelen, C. (2021). Designing Orientation: Signage Concepts & Wayfinding Systems. Braun Publishing
Victionary (2022). You Are Here 2: A New Approach to Signage and Wayfinding. Victionary