Design II

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

6.1 MÉTODOS DE ENSINO

As opções metodológicas conducentes ao cumprimento do programa da unidade curricular centrar-se-ão na seguinte estratégia pedagógica:

– Exposição oral centrada nos conteúdos previstos;

– Desenvolvimento de trabalhos sob orientação docente.

 

 

6.2 MÉTODOS DE AVALIAÇÃO

Dada a especificidade desta unidade curricular, o aluno deve garantir a presença mínima em 40 horas de contacto (aulas), assistindo-lhe, nessa condição, o direito à realização de exame, caso não tenha obtido aprovação por avaliação contínua.

 

Os trabalhos a realizar obedecerão a critérios que serão explicitados nos enunciados e/ou outros elementos apresentados, de acordo com as seguintes componentes e pesos:

 

AVALIAÇÃO CONTÍNUA

– Exercício 1 – peso de 15% na avaliação;

– Exercício 2 – peso de 35% na avaliação;

– Exercício 3 – peso de 50% na avaliação.

EXAME

– Componente realizada na sala de aula – 50% da avaliação

– Componente realizada fora da sala – 50% da avaliação  

Resultados de Aprendizagem

3.1 Domínio de conceitos, princípios e terminologias específicas da área do design de produto e equipamento;
3.2. Compreender, analisar e desenvolver a capacidade de análise crítica em estudos teóricos e práticos no âmbito do produto enquanto objeto de design;
3.3 Desenvolver projeto(s) no âmbito do design de produto e equipamento segundo recursos necessários à correta aplicação de práticas projetuais em design de produto e equipamento.

Programa

4.1. Design de produto e equipamento
4.1.1 Princípios gerais do design de produto
4.1.2 Conceitos ergonómicos e antropométricos
4.1.3 Estudo da arquitectura do produto

4.2 O produto como objeto de design
4.2.1 Conceção e materialização
4.2.2 Materiais e novas opções
4.2.3 Casos de estudo

4.3 Práticas projetuais em design de produto
4.3.1 Configuração e execução do produto
4.3.2 Ciclo de vida do produto
4.3.3 Predominância/relação do produto com o espaço

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Exercício 1 - 15.0%
  • - Exercício 3 - 50.0%
  • - Exercício 2 - 35.0%
Exame
  • - Componente fora sala de aula - 50.0%
  • - Componente sala de aula - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Burdek, B. (2015). Design: History, Theory and Practice of Product Design. Birkhauser
Brökel, Ulrich ; Meier, Willi ; Wagner, Gerhard (2013).Product design and engineering : formulation of gels and pastes. Wiley-VCH.
Dabbs, P. (2021). Product Design Styling. Laurence king
Dupon, Olivier (2011). The new artisans : handmade designs for contemporary living. Thames & Hudson.
Gengli, L. (2018). Ergonomics in product design. SendPoints.
Henry, Kevin (2017). Dibujo para diseñadores de producto : de la ideia al papel. Promopress.
Kemp, K. (2020). Dieter Rams: The Complete Works. Phaidon press limited
Oliveira, J. (2021). Design de Produto: Uma visão Product-Led sobre design de produtos digitais. Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil
Salvendy, G. (2006). Handbook of Human Factors and Ergonomics. John Wiley & Sons.
Tilley, Alvin R. ; Henry Dreyfuss Assiciates. (2002).The measure of man and woman : human factors in design. John Wiley & Sons.