Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
A dinâmica da UC será suportada em aulas eminentemente práticas (PL).
As metodologias a utilizar socorrem-se de diferentes estratégias que visam, no essencial, três aspetos principais: planeamento, operacionalização e condução de treino e ensino do Atletismo, enquanto treinador ou professor da modalidade e, também, a melhoria da prestação técnica das especialidades abordadas.
Resultados de Aprendizagem
1. Identificar e descrever o modelo de formação, organização e programação da prática dos jovens atletas;
2. Identificar, caracterizar e descrever as capacidades motoras condicionais e coordenativas, as formas de organização e estrutura tipo da sessão de treino com os escalões infanto-juvenis;
3. Compreender, explorar, promover e implementar em diferentes campos de intervenção profissional, programas adequados ao contexto em que se desenvolvem as práticas da modalidade: Atletismo;
4. Planificar, conceber e operacionalizar de sessões de treino, utilizando metodologias, estratégias e situações de ensino adequadas à aprendizagem dos praticantes;
5. Realizar a um nível elementar as diferentes especialidades do Atletismo: velocidade, barreiras, saltos, lançamentos e marcha atlética.
Programa
1. A formação de jovens atletas
2. O desenvolvimento da condição física nos escalões de formação
3. Treino da velocidade e estafetas nos escalões de formação
4. Treino da marcha atlética nos escalões de formação
5. O treino das barreiras nos escalões de formação
6. O treino dos saltos nos escalões de formação
7. O treino dos lançamentos nos escalões de formação
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Trabalho laboratorial ou de campo - 60.0%
- - Assiduidade e Participação - 10.0%
- - Frequência - 30.0%
- - Componente Teórica - 50.0%
- - Componente Prática - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Anderson, O. (2013). Running Science. Champaign: Human Kinetics.
Iglésias, P. (2000). Fichas Técnicas de Atletismo, Coimbra: Ed. APPEFDC.
Polischuk, V. (1996) Atletismo : iniciación y perfeccionamiento. Barcelona: Paidotribo.
Mota, C. (1996) Acção de formação barreiras – Iniciação ao treino com barreiras. Porto: Associação de Atletismo do Porto.
Rogers, J. (2000). USA Track & field Coaching Manual. USA Track & Field. Champaign: Human Kinetics.
Rosado, A. (1989). O ensino do atletismo na escola e no clube. Lisboa: Faculdade de Motricidade Humana.
Repositório da Federação Portuguesa de Atletismo: http://formacao.fpatletismo.pt/index.php