Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
Metodologias de ensino promotoras de autonomia no estudo e integração dos saberes teóricos e práticos. As matérias e fontes bibliográficas são apresentadas em aulas expositivas e dialogadas. Os alunos elaboram trabalhos relativos à aplicação das matérias teóricas à intervenção profissional.
A avaliação será realizada por frequência ou exame (200 pontos (p) = 20 valores).
Por frequência:
1) Teste escrito – 80 p
2) Desempenho motor – 100 p
3) Participação nas aulas – 10 p
4) Participação em atividades complementares – 10 p
Avaliação por exame:
1) O exame consta de prova escrita.
2) O acesso ao exame está reservado aos alunos que obtenham pelo menos 40 p nos trabalhos teórico-práticos durante a avaliação por frequência.
Resultados de Aprendizagem
- Conhecer as especifidades das diversas modalidade dos desportos de raquete (e.g., badmington, ténis e ténis de mesa) relativas à sua origem e desenvolvimento histórico, enquadramento institucional actual, regras do jogo, espaços e apetrechos adequados a contextos de lazer e competitivos.
- Saber descrever os princípios básicos das pancadas nas diferentes situações de jogo, organizar o processo de avaliação, diagnóstico e correção dos gestos técnicos básicos, avaliar e prescrever exercícios para desenvolver técnica e taticamente praticantes iniciantes e intermédios.
- Conhecer a base técnica das pancadas, os princípios táticos básicos, o desenvolvimento de praticantes iniciantes e intermédios, e os princípios de treino mental, aplicados aos diferentes níveis, e escalões dos praticantes das diversas modalidades dos desportos de raquete.
- Saber aplicar os princípios básicos da preparação física nas diversas modalidades dos desportos de raquete, organizar diferentes abordagens para o desenvolvimento de habilidades, e estruturar as sessões de treino de acordo com as características físicas dos alunos e as necessidades das diversas modalidades dos desportos de raquete.
- Conhecer os elementos de base, os elementos que definem o trabalho do treinador, os elementos que caraterizam os praticantes iniciantes e intermédios, e os elementos, estrutura e estratégias específicas das diversas modalidades dos desportos de raquetes.
Programa
- Caracterização das diversas modalidades dos desportos de raquete no contexto geral dos desportos.
- Enquadramento histórico e institucional das diversas modalidades dos desportos de raquete.
- Regras dos jogos, espaços e apetrechos das diversas modalidades dos desportos de raquete.
- Gestos técnicos, dinâmica e tácticas dos jogos das diversas modalidades dos desportos de raquete nas versões de singulares e de pares.
- Preparação física para o jogo das diversas modalidades dos desportos de raquete fundamentada nos conhecimentos da fisiologia do exercício e metodologia do treino desportivo.
- Pedagogia e didáctica das diversas modalidades dos desportos de raquete: fases de progressão do ensino dos gestos técnicos e comportamentos tácticos.
- Exercícios para aprendizagem e treino: cargas de treino associadas aos exercícios de treino das diversas modalidades dos desportos de raquete.
- Planeamento e orientação de sessões de treino das diversas modalidades dos desportos de raquete: modelos de planos de treino
Métodos de Avaliação
Avaliação Contínua
- - atividades complementares - 5.0%
- - Frequência - 40.0%
- - Desempenho motor - 50.0%
- - Assiduidade e Participação - 5.0%
- - Exame - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
- Alfonsi, S. (2007). Manual de Ténis. Cascais: Arteplural.
- Brown, J., & Soulier, C. (2013). Tennis: Steps to Success. Champaign: Human Kinetics.
- Crespo, M., Reid, M., & Miley, D. (2001). ITF Tennis Player Development. London: ITF.
- Gomet, D. (2003). Le Badminton: de l’élève débutant… au joueur de compétition. Paris: Vigot.
- Mansuy, É. (1995). Le badminton: initiation, entraînement, animation. Paris: Amphora.