Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
Após a parte teórico-prática, a componente prático-laboratorial é consolidada através da vivência prática destas atividades de cariz individual, para perceber enquanto praticante a especificidade deste tipo de atividades (e.g., exercícios realizados, erros mais comuns, máquinas mais utilizados, postura para melhor execução).
A avaliação é realizada por frequência ou exame (200 pontos (p) = 20 valores).
Por frequência:
1. Desempenho técnico e pedagógico: 120 p
1.1. Treino Funcional: 40 p
1.2. Musculação: 40 p
1.3. Treino Cardiovascular – Cardiofitness: 40 p
2. Conhecimento teórico (teste escrito): 70 p
3. Comportamento e atitude: 10 p
Para aprovação, o estudante terá de ter um mínimo de 60 p no desempenho técnico e pedagógico e 35 p no conhecimento teórico.
Por exame:
1. Prova teórica: 80 p
2. Prova teórico-prática: 120 p
Para aprovação no exame o estudante terá de ter classificação mínima de 40 p na prova teórica e 60 p na prova teórico-prática.
Resultados de Aprendizagem
1. Conhecer os princípios básicos para planificar e conduzir atividades de cariz individual, em contexto de ginásio (Treino Funcional, Musculação e Treino Cardiovascular), atendendo às características do praticante.
2. Conhecer e adotar estratégias que possibilitem uma intervenção técnica adequada à especificidade do contexto, nas atividades de ginásio individuais (Treino Funcional, Musculação e Treino Cardiovascular).
Programa
- Treino Funcional.
1.1. Origem, evolução, características, objetivos, benefícios, equipamento utilizado.
1.2. Exercícios específicos, técnica de execução, componentes críticas e erros comuns.
1.3. Planificação: estrutura e metodologia.
1.4. Especificidade da intervenção técnica e pedagógica (comunicação, posicionamento e feedback pedagógico).
2. Musculação.
2.1. Origem, evolução, características, objetivos, benefícios, equipamento utilizado.
2.2. Exercícios específicos, técnica de execução, componentes críticas e erros comuns.
2.3. Planificação: estrutura e metodologia.
2.4. Especificidade da intervenção técnica e pedagógica (comunicação, posicionamento e feedback pedagógico).
3. Treino Cardiovascular – Cardiofitness.
3.1. Origem, evolução, características, objetivos, benefícios, equipamento utilizado.
3.2. Exercícios específicos, técnica de execução, componentes críticas e erros comuns.
3.3. Planificação: estrutura e metodologia.
3.4. Especificidade da intervenção técnica e pedagógica (comunicação, posicionamento e feedback pedagógico).
Métodos de Avaliação
- - Exame - 100.0%
- - comportamento e atitude - 5.0%
- - desempenho técnico - 60.0%
- - Frequência - 35.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
- ACSM (2011). ACSM’s complete guide to fitness & health. Champaign, Human Kinetics.
- Boyle, M. (2004). Functional training for sports. Champaign: Human Kinetics.
- Delavier, F. (2000). Guía de movimientos de musculación. Barcelona: Paidotribo.
- Garganta, R., Prista, A., & Roig, J. (2006). Musculação: abordagem dirigida para as questões da saúde e bem-estar. Cacém: Manz.
- Kennedy-Armbruster, C., & Yoke, M. (2009). Methods of group exercise instruction. Champaign: Human Kinetics.
- NSCA (2014). Developing the core. Champaign: Human Kinetics.
NSCA (2016). Exercise technique manual for RT. Champaign, Human Kinetics.
Rieger, T., Jones, B., & Jiménez, A. (2015). Europeactive’s essentials for personal trainers. Champaign: Human Kinetics.
Rieger, T., Naclerio, F., Jiménez, A., & Moody, J. (2015). Europeactive’s foundations for exercise professionals. Champaign: Human Kinetics.
Seibert, R. (2004). Group strength training. San Diego: ACE.