Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
Os conteúdos TP são desenvolvidos através de métodos expositivos, sala de aula invertida, e aprendizagem baseada em problemas/projetos. Os conteúdos PL são apresentados através da demonstração, observação/correção, experimentação/reflexão, saídas de campo, e aprendizagem cooperativa e colaborativa.
Esta unidade curricular eminentemente prática terá a modalidade de avaliação exclusivamente contínua [100% = 20 valores] considerando os seguintes itens:
1) Avaliações TP (40% )
2) Avaliações PL (60%)
Ao abrigo do ponto 8 do 13º artigo do Regulamento Académico do 1º Ciclo de Estudos da ESE-IPC, o estudante deverá cumprir as seguintes condições específicas de acesso ao exame de recurso: ter participado na saída de campo de montanhismo, ter uma classificação mínima de 30% no item 2).
O exame constará exclusivamente de uma prova TP (100%).
Resultados de Aprendizagem
Desenvolver conhecimentos, capacidades e competências ao nível do enquadramento histórico, conceptual e organizacional relacionadas com as Desportos e Atividades de Natureza (DAN), de forma a que os estudantes possam:
1. Analisar criticamente as tendências históricas, sociais e culturais que deram origem aos DAN e a sua evolução em diferentes países, mais concretamente em Portugal.
2. Contextualizar e articular os principais conceitos relacionados com os DAN.
3. Identificar o perfil, as funções e a formação dos profissionais em DAN.
4. Saber analisar e compreender o enquadramento legal dos DAN.
5. Aplicar os instrumentos metodológicos adequados ao planeamento e gestão de programas, projetos e eventos de DAN.
6. Promover e dinamizar os DAN ao nível da iniciação, com enfoque no montanhismo, na escalada e nas manobras de cordas (eg., pontes, rappel, slide e corrimão).
Programa
1. Introdução aos DAN
1.1. Origem, conceitos e características
1.2. Perfil, funções e formação dos técnicos
1.3. Enquadramento legal
1.4. Gestão de espaços naturais e sustentabilidade
1.5. Gestão do risco e da segurança
1.6. Gestão de materiais e equipamentos
1.7. Organização e gestão de atividades
2. Manobras de cordas para transposição de obstáculos (MC)
2.1. Materiais específicos
2.2. Nós fundamentais
2.3. Pontos de amarração e ancoragens
2.4. Aspetos gerais de segurança
2.5. Operacionalização de aparelhos com cordas
3. Escalada (ESC)
3.1. Materiais específicos
3.2. Nós fundamentais
3.3. Montagem de reuniões
3.4. Técnicas fundamentais
3.4. Tipos de ESC
3.5. Aspetos gerais de segurança
3.6. Top-rope e a abrir
4. Montanhismo (MONT)
4.1. O meio ambiente
4.2. Cartografia e orientação
4.3. Técnicas de progressão
4.4. Risco e segurança
4.5. Acampamento
4.6. Alimentação
4.7. Material e equipamento
4.8. Planeamento e gestão de projetos em espaço de montanha
4.9. Marcha de montanha.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Exame - 100.0%
- - Frequência - 40.0%
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 60.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Carvalhinho, L. (2014). Desporto de natureza e turismo activo: contextos e desenvolvimento. Rio Maior: ESDRM-IPS.
Dougherty, N. (1998). Outdoor recreation safety. Champaign: HK.
EEAM (2007). Certificado de iniciación al montañismo. Benasque: Barrabés.
Hattingh, G. (2001). Escalada en roca & Escalada de paredes. Barcelona: Paidotribo.
Hörst, H. (2008). Training for climbing: the definitive guide to improving your performance. Guilford: Falcon Guide.
Melo, R. (2013). Desportos de natureza e desenvolvimento local sustentável (Tese de doutoramento não publicada). Coimbra: UC.
Melo, R., et al. (Eds.) (2020). Nature Sports (special issue). Annals of Leisure Research, 23, 1/2.
Musnick, D., & Pierce, M. (2012). Conditioning for outdoor fitness. Seattle: Mountaineers Book.
Redmond, K., Foran, A., & Dwyer, S. (2010). Quality lesson plans for outdoor education. Champaign: HK.
Silva, F., (2018). Turismo e Desporto de Aventura. Atividades com manobras de corda. Lisboa: LIDEL.