Didática da LGP: 1.º e 2.º Ciclos

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

As aulas expositivas serão escassas promovendo-se o debate, a partilha e os trabalhos de grupo e laboratório.

Resultados de Aprendizagem

1.  Definir o campo concetual e de trabalho da didática

2.  Identificar os principais vetores de investigação no âmbito do ensino da didática das línguas gestuais/sinais

3.   Reconhecer os domínios essenciais do ensino aprendizagem da LGPpara o 1 e 2 cebs

4. Planificar aulas a longo, médio e curto prazo

5.  Conhecer e refletir sobre os documentos reguladores no âmbito da LGP como LM/L1

6. Produzir e aplica materiais didáticos para aplicação no 1 e 2 CEB

Programa

1. Didática das línguas de sinais

1.1 Âmbito e objeto da Didática da LGP no 1 e 2 cebs

1.2 Fundamentos e conceitos-chave

1.3 Documentos reguladores: Programas Curriculares e legislação

1.4- Articulação desses Programas no contexto das EREBAS.

2. Desenvolvimento da linguagem: contextos, atividades e materiais

2- Problematização do Lugar da LGP como L1/LM

3- Apresentação de alguns materiais didáticos e sua pertinência.

3.1- Planificar

3.2- Planificar a longo, médio e curto prazo

3.3-Criar e aplicar materiais didáticos em aula

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - teste escrito (planificações de aula) - 50.0%
  • - apresentação em LGP de propostas de aula - 50.0%
Exame Final
  • - exame escrito e em LGP - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

 

 

CAVACO,F (coord), Programa Curricular de Língua Gestual Portuguesa. Ensino Pré-Escolar e Básico, DGIDC, M.E, 2007.

CAVACO, F (coord), Programa Curricular de Língua Gestual Portuguesa. Ensino Secundário, DCGIDC, ME, 2007.

Correia, I; Custódio,P; Dias, S; Ornelas (2021), S. Língua e literatura: Estratégias para o Ensino de Português a alunos Surdos e Ouvintes, Lisboa, Sítio do Livro. ISBN: 978-989-9028-34-0

Correia, I; Custódio, P; Silva, R. Língua de Sinais Portuguesa: Estudos linguísticos sobre morfologia e SignWriting (2021), Lisboa, Sítio do Livro ISBN: 9789899028135

Correia, I; Custódio (2021), P. Educação Literária no 2.o Ciclo do Ensino Básico Propostas para alunos surdos e ouvintes, Lisboa, sítio do Livro

Correia, Isabel (2016) “Línguas e Linguagens. Língua Gestual Portuguesa e Português”. Educação Especial. Contributos para a Educação, EXEDRA, nº temático, disponível emhttp://www.exedrajournal.com/wp-content/uploads/2016/02/07.pdf

Peixoto, C.; Correia I; Custódio; P. Rodrigues, R. (2024). A Compreensão da LGP em Crianças Surdas. Proposta de um Instrumento de Avaliação. Editora Bordo Grena.

Correia, Isabel (2016) “Línguas e Linguagens. Língua Gestual Portuguesa e Português”. Educação Especial. Contributos para a Educação, EXEDRA, nº temático, disponível em

http://www.exedrajournal.com/wp-content/uploads/2016/02/07.pdf