Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
As aulas expositivas serão escassas promovendo-se o debate, a partilha e os trabalhos de grupo e laboratório.
Resultados de Aprendizagem
1. Definir o campo concetual e de trabalho da didática
2. Identificar os principais vetores de investigação no âmbito do ensino da didática das línguas gestuais/sinais
3. Reconhecer os domínios essenciais do ensino aprendizagem da LGPpara o 1 e 2 cebs
4. Planificar aulas a longo, médio e curto prazo
5. Conhecer e refletir sobre os documentos reguladores no âmbito da LGP como LM/L1
6. Produzir e aplica materiais didáticos para aplicação no 1 e 2 CEB
Programa
1. Didática das línguas de sinais
1.1 Âmbito e objeto da Didática da LGP no 1 e 2 cebs
1.2 Fundamentos e conceitos-chave
1.3 Documentos reguladores: Programas Curriculares e legislação
1.4- Articulação desses Programas no contexto das EREBAS.
2. Desenvolvimento da linguagem: contextos, atividades e materiais
2- Problematização do Lugar da LGP como L1/LM
3- Apresentação de alguns materiais didáticos e sua pertinência.
3.1- Planificar
3.2- Planificar a longo, médio e curto prazo
3.3-Criar e aplicar materiais didáticos em aula
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - teste escrito (planificações de aula) - 50.0%
- - apresentação em LGP de propostas de aula - 50.0%
- - exame escrito e em LGP - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
CAVACO,F (coord), Programa Curricular de Língua Gestual Portuguesa. Ensino Pré-Escolar e Básico, DGIDC, M.E, 2007.
CAVACO, F (coord), Programa Curricular de Língua Gestual Portuguesa. Ensino Secundário, DCGIDC, ME, 2007.
Correia, I; Custódio,P; Dias, S; Ornelas (2021), S. Língua e literatura: Estratégias para o Ensino de Português a alunos Surdos e Ouvintes, Lisboa, Sítio do Livro. ISBN: 978-989-9028-34-0
Correia, I; Custódio, P; Silva, R. Língua de Sinais Portuguesa: Estudos linguísticos sobre morfologia e SignWriting (2021), Lisboa, Sítio do Livro ISBN: 9789899028135
Correia, I; Custódio (2021), P. Educação Literária no 2.o Ciclo do Ensino Básico Propostas para alunos surdos e ouvintes, Lisboa, sítio do Livro
Correia, Isabel (2016) “Línguas e Linguagens. Língua Gestual Portuguesa e Português”. Educação Especial. Contributos para a Educação, EXEDRA, nº temático, disponível emhttp://www.exedrajournal.com/wp-content/uploads/2016/02/07.pdf
Peixoto, C.; Correia I; Custódio; P. Rodrigues, R. (2024). A Compreensão da LGP em Crianças Surdas. Proposta de um Instrumento de Avaliação. Editora Bordo Grena.
Correia, Isabel (2016) “Línguas e Linguagens. Língua Gestual Portuguesa e Português”. Educação Especial. Contributos para a Educação, EXEDRA, nº temático, disponível em
http://www.exedrajournal.com/wp-content/uploads/2016/02/07.pdf