Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
As aulas expositivas serão escassas promovendo-se o debate, a partilha e os trabalhos de grupo e laboratório.
Resultados de Aprendizagem
1. Identificar o objeto de trabalho da didática da LGP: fronteiras e contributos teóricos interdisciplinares
2. Compreender a relação do ensino da língua materna com o ensino e a aprendizagem das outras áreas disciplinares, curriculares e não curriculares;
3. Aprofundar, selecionar e adequar os conhecimentos didáticos às necessidades, etapas e ritmos de aprendizagem dos alunos;
4. Conhecer métodos e estratégias de ensino eficazes, diversificadas e ajustadas ao ensino da LGP e as especificidades do 3º CEB e Secundário;
5. Conhecer e produzir materiais didáticos e recursos para a didática da LGP LM;
6. Analisar os domínios programáticos e o desenho curricular dos domínios de ensino da LGP para ambos os ciclos;
7. Desenvolver sugestões e tarefas didáticas nos domínios da literacia, Interação em LGP,L iteratura e Cultura Surda e gramática.
Programa
1. Ensino da LGP: objeto e objetivos,
2. Análise crítica dos Programas de LGP: questões teóricas e metodológicas,
3. Importância da literatura surda no desenvolvimento da competência linguística,
4. Didática da literatura e da língua no 3º Ciclo e Secundário: objetivos e especificidades,
5. Técnicas de planificação em língua e literatura
6. Construção de instrumentos e materiais didáticos do domínio da Língua Materna,
7. Apreciação crítica de materiais didáticos.
Métodos de Avaliação
- - Realização de um teste escrito (planificações de aula) - 50.0%
- - apresentação em LGP de propostas de aula - 50.0%
- - exame escrito e em LGP - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Ana Mineiro [et ali]. (2010) Enseñanza y aprendizaje a distancia para sordos: bases metodológicas del desarrollo curricular de la licenciatura en Lengua de Señas Portuguesa. In: Memorias del Sétimo Simposium Iberoamericano de Educación, Cibernética y Informática: SIECI 2010 – Novena Conferencia Iberoamericana en Sistemas, Cibernética y Informática, Orlando, Florida.
CASTELO-BRANCO, Joana; CALDAS, Alexandre Castro; ROLDÃO, Maria do Céu (2011), Questões Sobre Ensino-Aprendizagem, coleção LGP, nº16, Lisboa: UCP
CAVACO,F (coord) (2007), Programa Curricular de Língua Gestual Portuguesa. Ensino Pré-Escolar e Básico, e Ensino Secundário DGIDC, M.E, 2007
LADD, Paddy (2003), Understanding Deaf Culture In Search of Deafhood, UK, Multilingual Matters
MORGADO, Marta (2012) Literatura das Línguas Gestuais, coleção LGP, nº11, Lisboa: UCP
QER, Josep (2012) MINEIRO, Ana (coord), Investigação em Línguistica das Línguas Gestuais – Research In Sign Language Linguistics, coleção LGP, nº25, Lisboa: UCP