Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
As aulas expositivas serão escassas promovendo-se o debate, a partilha e os trabalhos de grupo e laboratório.
Resultados de Aprendizagem
Conhecer o referencial teórico sobre a didática da Língua Segunda
Perceber o que é um implante coclear
Entender a necessidade da LGP como língua acce a todos os surdos
Criar exercícios específicos para a construção da identidade surda
Criar materiais didáticos para o Ensino da LGP como L2 para crianças e jovens surdos
Programa
1.A criança implantada e as fases de aquisição da LGP e do Português
2. O Implante Coclear: ganhos e perdas?
3. Implante Coclear: quantas identidades?
4. LGPL2 e PortuguêsL2
5. Análise e Criação de Materiais Didáticos para o ensino da LGP como L2
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - exame escrito e em LGP - 100.0%
- - teste escrito - 50.0%
- - apresentação em LGP de propostas de aula - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Baptista, José Afonso (2011), Introdução às Ciências da Educação – Temas e problemas da educação inclusiva, Coleção Língua Gestual, nº 9, Lisboa: UCP
Madeira, Ana (2017). Aquisição de língua não materna. In Maria João Freitas e Ana Lúcia Santos (eds.) A aquisição de língua materna e não materna. Questões gerais e dados do Português, pp. 305-330. Berlin: Language Science Press
Santana, Ana Paula (2007), Surdez e Linguagem, Plexus
Nunes, Maria Vânia & CALDAS, Alexandre Castro (2012), Neurociência e Cognição, Coleção Língua Gestual, nº20, Lisboa, UCP
Soares, João Pedro Caixinhas Moreira (2017), Implante Coclear: Considerações Éticas e a Cultura Surda, trabalho final do Mestrado Integardo em Medicina, Universidade de Lisboa. Disponível em http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/31889/1/JoaoPMSoares.pdf