Didática da Matemática I

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

As aulas serão de carácter teórico-prático, procurarão despertar e fomentar a participação e a reflexão dos alunos no desenvolvimento e aprofundamento de conhecimentos pedagógicos, didáticos e curriculares. Recorrerá, sempre que oportuno a situações de ensino e de aprendizagem da matemática, muitas vezes vindas da pesquisa em educação matemática.
Os métodos serão diversificados e envolverão entre outros: exposição; discussão e análise crítica; propostas de tarefas, trabalho colaborativo.
A avaliação nesta UC será realizada pelos alunos numa das duas modalidades:
a) Avaliação contínua: um teste, cotado de 0 a 7 valores (35%); um trabalho em pequeno grupo, cotado de 0 a 6 valores (30%); participação nas tarefas realizadas em aula, cotadas, na totalidade, de 0 a 5 valores (25%); reflexão individual, cotada de 0 a 2 valores (10%).
b) Avaliação por exame.

Resultados de Aprendizagem

1. Conhecer processos de pensamento matemático e ideias matemáticas apropriadas à escola elementar; conexões com e na matemática.
2. Desenvolver e estimular nas crianças processos de raciocínio matemático: desde “unitizing”; decompor e compor; relacionar e ordenar; procurar padrões, estruturas a organizar informação e processos de: iteração, generalização, etc.
3. Refletir sobre situações de ensino/ aprendizagem de matemática e erros matemáticos das crianças.
4. Analisar, construir sequências de aprendizagem para crianças (6 – 10 anos de idade) em ideias centrais para a matemática, consistentes com as formas de pensar e de desenvolvimento da criança e, tendo em conta os Programas de Matemática do 1.º ciclo do EB e as Metas de Aprendizagem para o EB.
5. Desenvolver proficiência em ensinar matemática, ajudando futuros Professores do 1.º ciclo EB a compreender: a fomentar a matemática, como as crianças aprendem e como facilitar essa aprendizagem.

Programa

1. Conhecimentos de conteúdo pedagógico e curricular relativos aos tópicos seguintes serão explorados: números racionais; geometria, sentido espacial e medição; padrões/pensamento algébrico; representação e análise de dados. Métodos de apresentação das principais ideias matemáticas. Metas Curriculares.
2. Trajetórias de ensino-aprendizagem da matemática no primeiro Ciclo do Ensino Básico para diferentes tópicos. Contextos para esse ensino-aprendizagem. Estudo e planificação de lições e de métodos apropriados para representar ideias matemáticas. Analisar, observar e refletir sobre o ensino da matemática.
3. As tarefas matemáticas, a resolução de problemas e estratégias para resolver problemas matemáticos. Os manuais escolares e os materiais manipulativos no ensino/aprendizagem da matemática.
4. A avaliação em matemática, seus diferentes fins e formatos. Avaliação e teorias de aprendizagem. Implementar avaliação formativa nas aulas de matemática.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 30.0%
  • - Frequência - 35.0%
  • - Assiduidade e Participação - 25.0%
  • - Reflexão individual - 10.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

1. Bennett, A., Burton, L., & Nelson, L. (2016). Mathematics for elementary teachers: A conceptual approach. McGraw-Hill
2. Clements, D. & Sarama, J. (2014). Learning and teaching early Math, learning trajectories approach. Routledge.
3. Fritz, A., Haase, V., & Rasanen, P. (2019). International handbook of mathematical learning difficulties. Springer.
4. Manfield, H., Pateman, N. & Bednarz, N. (1996). Mathematics for tomorrow´s young children. Kluwer Academic Library.
5. National Council of Teachers of Mathematics. (2017). Princípios para a ação: Assegurar a todos o sucesso em Matemática. APM.
6. Liping M. (1999). Knowing and teaching elementary mathematics. Lawrence Erlbaum Associate, Publishers.
7. Palhares, P., Gomes, A., & Amaral, E. (2011). Complementos de Matemática para Professores do Ensino Básico. Lidel.
8. Parker, T. H. & Baldridge, S. (2004). Elementary Mathematics for Teachers. Sefton-Ash Publis.
9. Wu, H. (2017). Compreender os Números na Matemática Escolar. Porto Editora