Didática de Expressões

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Esta UC é orientada tendo como trave mestre a componente de formação didática que compreende capacidades e conhecimentos relativas ao ensino da área das expressões. Os conteúdos serão desenvolvidos privilegiando-se a experimentação, observação e a análise, de forma a estabelecer as suas interligações no conhecimento técnico-didático da área das expressões, no domínio das atividades educativas.

A UC, eminentemente prática, tem a modalidade de avaliação exclusivamente contínua [100% = 20 valores] considerando os itens:
1. Provas teórico-práticas (90.0%, 22.5% por EXPRESSÃO).
2. Participação presencial (10.0%, 2.5% por EXPRESSÃO).
Nota: para aprovação o aluno tem de ter uma classificação mínima de 40% em cada uma das quatro EXPRESSÕES.
Ao abrigo do ponto 8 do 13.º artigo do Regulamento Académico do 1.º Ciclo de Estudos da ESE-IPC, o aluno deve cumprir as condições anteriores para acesso acesso ao exame de recurso/melhoria/especial.
O exame consta de uma prova teórica: teste (100%).

Resultados de Aprendizagem

EXPRESSÃO DRAMÁTICA
– Conhecer, aplicar e avaliar processos de ensino-aprendizagem da Expressão Dramática.
– Compreender a importância da interação das atividades escolares desenvolvidas através da experiência teatral.
EXPRESSÃO FÍSICO-MOTORA
– Dominar os conhecimentos teóricos e práticos da atividade motora da criança, através da vivência e da análise de múltiplas situações práticas.
– Desenvolver competências de intervenção em educação motora.
EXPRESSÃO MUSICAL
– Dominar o conhecimento pedagógico-didático na perspetiva da sua reflexão e funcionalização na prática docente.
– Ser capaz de preparar, conduzir e avaliar situações de ensino-aprendizagem no âmbito musical.
EXPRESSÃO PLÁSTICA
– Adquirir saberes centrados no domínio da expressão plástica, tendente ao desenvolvimento de atividades de natureza disciplinar e interdisciplinar.
– Desenvolver competências orientadas para a promoção de metodologias e recursos didático-pedagógicos, assim c

Programa

EXPRESSÃO DRAMÁTICA
– A Expressão Dramática /Teatro e o desenvolvimento holístico do indivíduo.
– Perspetivas metodológicas de abordagem da Expressão Dramática no Pré-escolar e Ensino Básico: a estrutura da aula (variantes possíveis).
EXPRESSÃO FÍSICO-MOTORA
– Pedagogia da educação motora: As técnicas de intervenção pedagógica; o plano de aula; os objetivos e os conteúdos da aula – Análise e seleção; o tempo de empenhamento motor.
– Organização e exploração de situações pedagógicas.
EXPRESSÃO MUSICAL
– Filosofia e abordagens metodológicas da expressão/educação musical.
– Desenvolvimento da aprendizagem e sequenciação do ensino no âmbito da educação rítmica, melódica e auditiva.
– A planificação, implementação e avaliação de atividades musicais.
EXPRESSÃO PLÁSTICA
– A expressão plástica no currículo escolar.
– Fases do desenho e grafismo infantis.
– Metodologias e recursos didático-pedagógicos.
– Avaliação em Expressão Plástica.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - Assiduidade e Participação - 10.0%
  • - Provas teórico-práticas - 90.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Cruz, S., Carvalho, L., Rodrigues, I., Mira, J., Fernandes, L., & Brás, J. (1997). Manual de Educação Física. 1º Ciclo do Ensino Básico. Câmara Municipal de Oeiras.
Gordon, Edwin. (2000). Teoria de aprendizagem musical: competências, conteúdos e padrões. Fundação Calouste Gulbenkian.
Hargreaves, D. J. (2002), Infancia y Educación Artística. Ediciones Morata.
Huidobro Valdés, M. V. G. (2008), Pedagogía Teatral: metodología ativa en el aula. Universidad Católica de Chile.
Pierón, M. (1996). Formação de professores: aquisição de técnicas de ensino e supervisão pedagógica. Edições FMH-UTL.
Siedentop, D. (1998). Aprender a enseñar la Educación Física. INDE.
Swanwick, Keith (1996). A basis for music education. London: Routledge.
Valhondo, A., & López, S. (2002) Didactica de la Expressión Plástica en Educación Infantil. Universidad de Oviedo.