Conhecimentos de Base Recomendados
Não se aplica.
Métodos de Ensino
Esta unidade curricular é tributária da anterior, Didática do Português I. Pressupõe o conhecimento metalinguístico, o ensino do conhecimento explícito da língua e de competências de escrita, de leitura, de oralidade e de educação literária.
A sua base assenta, pois, em competências essenciais no ensino-aprendizagem do Português para o 2º ciclo do ensino básico.
Assim, este módulo articula-se com todas as unidades curriculares da licenciatura em Educação Básica na área do Português mas, em especial, com as UC de Português, os seminários interdisciplinares e a prática educativa deste ciclo de estudos.
A orientação da disciplina é maioritariamente prática, e visa a lecionação e ensaio de unidades didáticas.
Resultados de Aprendizagem
1. Identificar os atuais desafios sobre o ensino-aprendizagem da língua materna no 2º CEB;
2. Conhecer os documentos normativos que regem a prática pedagógica, nomeadamente as Aprendizagens Essenciais de Português para o 2º Ciclo do Ensino Básico em conformidade com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória;
3. Estabelecer e compreender a relação entre o ensino e aprendizagem da língua materna e de outras áreas disciplinares;
4. Compreender a interdependencia entre os desenvolvimentos integrados das competências da oralidade, da leitura centrada predominantemente em textos orientados para informar, expor e/ou explicar, da educação literária, da escrita e da competência gramatical;
5. Dominar métodos e estratégias de ensino diversificados e adequados a este ciclo de ensino;
6. Planificar unidades didáticas, aulas e atividades para o 2º Ciclo do Ensino Básico;
7. Reconhecer e problematizar o papel dos manuais escolares no atual contexto educativo.
Programa
1. Aprendizagens Essenciais de Português para o 2º Ciclo do Ensino Básico: conteúdos e domínios;
2. Planificaçao de unidades didáticas, aulas e atividades destinadas ao 2º ciclo:
2.1. Oralidade
2.2. Leitura
2.3. Escrita
2.4. Gramática
3. A educação literária e a leitura de textos literários: enquadramento teórico vs. Didática da leitura literária;
3.1. Atividades com e sobre os textos literários;
4. Construção de instrumentos e materiais didáticos;
5. Os manuais escolares de Português: alcance, limitações e perspetivas de uso.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Planificação Tarefa Prática - 75.0%
- - Exame - 25.0%
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Custódio, Pedro Balaus, Correia, Isabel Sofia Calvário. (2021).Educação literária no 2º ciclo do ensino básico. Propostas para alunos surdos e ouvintes. Lisboa: ExLibris.
Custódio, Pedro Balaus, Correia, Isabel Sofia Calvário, Dias, Susana Cristina Alves Dias, Ornelas, Susete de Góis. (2021). Língua e Literatura. Lisboa: Sitio do Livro.
Custódio, Pedro Balaus, Ramos, Helena. (2021). A formação de leitores no 1º ciclo do ensino básico: mudanças e novos rumos. Catu-Bahia: Bordô-Grená.
Taufer, Adauto Locatelli (Org.). Custódio, Pedro Balaus, Ramos, Wellington Furtado. (2021). Mediação de leitura literária e formação de leitores: Ensino fundamental I. Jundiaí- São Paulo: Paco Editorial.
Taufer, Adauto Locatelli (Org.). Custódio, Pedro Balaus, Ramos, Wellington Furtado. (2022). Mediação de leitura literária e formação de leitores: Ensino fundamental II. Jundiaí-São Paulo: Paco Editorial.