Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimento dos princípios orientadores do Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade.
Métodos de Ensino
O processo de ensino-aprendizagem baseia-se numa combinação de atividades que utilizam diversas tipologias de métodos apropriados a cada tipo de conteúdo:
-Aulas teórico-práticas, participadas pelos estudantes, que visam a revisão de conceitos;
-Seminário para promover o debate dos referidos conceitos e perspetivas;
-Análise crítica de casos relacionados com os assuntos abordados nas aulas;
-Elaboração de trabalhos de projeto sob orientação;
-Apresentação oral e discussão de trabalhos realizados individualmente e/ou em grupo.
Resultados de Aprendizagem
1. Desenvolve competências de análise crítica e síntese sobre temas relacionados com o desenvolvimento sustentável;
2. Desenvolve uma atitude reflexiva, esclarecida e pragmática perante instituições, textos e realidades pertinentes no âmbito da cultura científica;
3. Aperfeiçoa competências de comunicação oral e escrita em contexto académico e profissional;
4. Adquire capacidade de produção de materiais, conteúdos e eventos comunicacionais no âmbito da educação para a sustentabilidade;
5. Compreende a utilização das redes sociais como ferramenta educacional e de comunicação no âmbito do desenvolvimento sustentável e prepara conteúdos didáticos para uso em redes sociais.
Programa
1. Clarificação dos conceitos de “ambiente”, “desenvolvimento sustentável” e “conservação”;
– Evolução e mudanças de paradigma;
– Tipologias textuais pertinentes para a área de estudo:
– Artigo científico e textos de divulgação científica: potencial e limitações.
2. Ciência moderna e cultura científica:
– A educação para a sustentabilidade nos sistemas de educação formal e não-formal – diferentes agentes;
– Gestão de recursos;
– Instrumentos de intervenção: Agenda 2030, Carta da Terra e outros;
– Exemplos de boas práticas no caso português.
3. Estruturação de relatórios; artigo científico e apresentações orais em congressos.
4. Elaboração de projetos de educação para a sustentabilidade para públicos diversos em diferentes vias de mediação.
5. A utilização das redes sociais como instrumento educativo. Preparação de materiais para as redes sociais relacionadas com o desenvolvimento sustentável.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO