Didática e Comunicação para a Sustentabilidade

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimento dos princípios orientadores do Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

Métodos de Ensino

O processo de ensino-aprendizagem baseia-se numa combinação de atividades que utilizam diversas tipologias de métodos apropriados a cada tipo de conteúdo:

-Aulas teórico-práticas, participadas pelos estudantes, que visam a revisão de conceitos;

-Seminário para promover o debate dos referidos conceitos e perspetivas;

-Análise crítica de casos relacionados com os assuntos abordados nas aulas;

-Elaboração de trabalhos de projeto sob orientação;

-Apresentação oral e discussão de trabalhos realizados individualmente e/ou em grupo.

Resultados de Aprendizagem

1. Desenvolve competências de análise crítica e síntese sobre temas relacionados com o desenvolvimento sustentável;

2. Desenvolve uma atitude reflexiva, esclarecida e pragmática perante instituições, textos e realidades pertinentes no âmbito da cultura científica;

3. Aperfeiçoa competências de comunicação oral e escrita em contexto académico e profissional;

4. Adquire capacidade de produção de materiais, conteúdos e eventos comunicacionais no âmbito da educação para a sustentabilidade;

5. Compreende a utilização das redes sociais como ferramenta educacional e de comunicação no âmbito do desenvolvimento sustentável e prepara conteúdos didáticos para uso em redes sociais.

Programa

1. Clarificação dos conceitos de “ambiente”, “desenvolvimento sustentável” e “conservação”;

– Evolução e mudanças de paradigma;

– Tipologias textuais pertinentes para a área de estudo:

– Artigo científico e textos de divulgação científica: potencial e limitações.

2. Ciência moderna e cultura científica:

– A educação para a sustentabilidade nos sistemas de educação formal e não-formal – diferentes agentes;

– Gestão de recursos;

– Instrumentos de intervenção: Agenda 2030, Carta da Terra e outros;

– Exemplos de boas práticas no caso português.

3. Estruturação de relatórios; artigo científico e apresentações orais em congressos.

4. Elaboração de projetos de educação para a sustentabilidade para públicos diversos em diferentes vias de mediação.

5. A utilização das redes sociais como instrumento educativo. Preparação de materiais para as redes sociais relacionadas com o desenvolvimento sustentável.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO