Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
A lecionação da unidade curricular tem um caráter eminentemente teórico-prático.
A par da metodologia expositiva, incidirá em metodologias ativas de análise de textos, demostração/ análise de casos reais e simulação com recurso aos respetivos instrumentos práticos.
Resultados de Aprendizagem
– Compreender a relevância do fator humano nas organizações.
– Conhecer e compreender as atividades de gestão de recursos humanos e a respetiva necessidade de alinhamento estratégico organizacional.
– Interpretar e conceber processos e métodos de análise e definição de perfil profissional.
– Participar na estruturação e condução de processos de atração, seleção e integração de novos colaboradores, adequando, de forma eficaz, as diferentes metodologias.
– Compreender a centralidade da avaliação de desempenho, enquanto parte de um sistema de gestão do desempenho, interpretando instrumentos e metodologias, de forma a poder intervir em diferentes fases/momentos do sistema de avaliação.
– Compreender a atual relevância da formação e do desenvolvimento de competências, conhecendo métodos/tipos de formação, e aplicando metodologias de gestão da formação e de desenvolvimento de competências.
– Conhecer e compreender os estádios de desenvolvimento de carreiras e respetivas práticas de gestão.
Programa
1.Relevância e enquadramento organizacional da gestão de RH
1.1. O paradigma atual da gestão: As pessoas como o principal fator competitivo
1.2. A gestão de recursos humanos enquanto função especializada e função partilhada
1.3. Subsistemas da gestão de recursos humanos: As principais funções, atividades e objetivos
1.4. Gestão estratégica de recursos humanos: O alinhamento com a estratégia organizacional.
2. Atração, Seleção e Integração
2.1 Atração – Recrutamento
2.1.1. Tipos e fontes de recrutamento tradicionais Vs o e.recruitment e o social recruitment.
2.1.2. Identificação da necessidade e definição do perfil profissional: Processos e métodos.
2.2. Seleção, Acolhimento e Integração.
2.2.1. A entrevista de seleção
2.2.3. Métodos de avaliação de candidatos.
2.2.4. Análise da informação recolhida e tomada da decisão de seleção.
2.2.5. O processo de acolhimento e integração – métodos e práticas.
3. Avaliação e Gestão do Desempenho
3.1. A evolução do conceito/objetivos da avaliação: Da avaliação à gestão do desempenho.
3.3. Formulação de indicadores e de metas: a importância dos objetivos “SMART”.
3.4. Fases de implementação do processo e o ciclo da avaliação.
3.5. Condução de entrevistas de avaliação e plano de desenvolvimento pessoal.
4. Formação, Desenvolvimento de Competências e Carreira
4.1. Objetivos e tipologias de formação e desenvolvimento nas organizações.
4.2. Do diagnóstico das necessidades de formação à validação e avaliação dos impactos.
4.3. Estádios do desenvolvimento de carreira: Os planos de gestão de carreiras.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Armstrong, M. & Taylor, S. (2014). Armstrong´s handbook of human resource management practice (13th Ed.). London, UK: Kogan Page.
Caetano A. & Vala. J. (2007). Gestão de recursos humanos: Contextos, processos e técnicas (3ª Ed.). Lisboa: RH Editora.
Camara, P.B. (2015). Manual de gestão e avaliação de desempenho (2ª Ed.). Lisboa: RH Editora.
Cardim, J.C. (2012). Gestão da formação nas organizações. A formação na prática e na estratégia das organizações (2ª Ed.). Lisboa: Lidel Edições.
Mondy, R.W. & Martocchio. J. J. (2016). Human resource management (14th Ed.): Boston: Pearson.
Rego, A. & Pina e Cunha, M. (2009). Manual de gestão transcultural de recursos humanos. Lisboa: Editora RH.
Rego, A., Pina e Cunha, M., Gomes, J.F.S., Campos e Cunha, R., Cabral-Cardoso, C. & Marques, C.A. (2015). Manual de gestão de pessoas e do capital humano (3ªEd.). Lisboa: Edições Sílabo.