Conhecimentos de Base Recomendados
Noções fundamentais de direito comercial.
Métodos de Ensino
Os conteúdos programáticos serão tratados utilizando-se duas metodologias complementares: interpretação e análise das disposições legais e exposição dos conteúdos pelo docente e sua discussão com os alunos; resolução de casos práticos e de decisões jurisprudenciais pelos alunos.
Resultados de Aprendizagem
Espera-se que no final da unidade curricular cada aluno esteja habilitado a:
a) conhecer os termos da proteção legal substantiva e adjetiva dos títulos de propriedade industrial, especial de marcas, de denominações de origem/indicações geográficas e de patentes;
b) registar títulos de propriedade industrial;
c) conhecer os termos da contratação tendo por objeto títulos de propriedade industrial, como a respeitante à respetiva transmissão e licença;
d) identificar atos de concorrência desleal e a conhecer as respetivas sanções legais;
e) conhecer e analisar contratos de distribuição comercial.
Programa
1. Regulamentação jurídica relevante para os 4 P’s do Marketing (articulação com a unidade curricular de Direito do Consumidor).
2. Proteção jurídica do Produto:
a) o direito de propriedade industrial. Análise especificada dos títulos de propriedade industrial: patentes de invenção; modelos de utilidade; topografias de produtos semicondutores; desenhos ou modelos; marcas; denominações de origem e indicações geográficas; logótipos registados.
b) A concorrência desleal: noção e tutela.
3. Contratos de distribuição comercial.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Obrigatória:
Gonçalves, L. C. (2024). Manual de Direito Industrial. Almedina.
Complementar:
Gonçalves, L. M. C., Campinos, A., Robalo, A, Albuquerque, C., Lopes, I. V., Marcelino, J., Ramos, M. J., Gusmão, M. & Vilela, T. (2015). Código da Propriedade Industrial – Anotado. Almedina.
Olavo, C. (2004), Propriedade Industrial (vol. I). Almedina.
Ascensão, J. O. (2002). Concorrência Desleal. Almedina.