Distribuição e Marketing de Retalho

Métodos de Ensino

Aulas teórico-práticas, abordando os últimos desenvolvimentos teóricos, enquadrados na prática empresarial
actual.
Slides em Powerpoint, disponibilizados aos alunos com antecedência. Artigos vários sobre Logística e
Distribuição, para leitura (TPC) e posterior discussão na aula.
Recurso a vídeos sobre a matéria dada, demonstrando a realidade actual da actividade das empresas no
âmbito da cadeira.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular visa proporcionar aos alunos conhecimentos aprofundados sobre a variável distribuição no âmbito
da estratégia de marketing empresa.
Compreender função económica e empresarial da distribuição comercial numa organização.
Entender os diferentes canais de distribuição.
Caracterizar as possíveis formas de integração do comércio.
Compreender o impacto da localização do ponto de venda.
Analisar as relações de poder e de conflito num canal de distribuição.
Planear, executar e controlar a política de distribuição de una organização.

Programa

O marketing e a variável distribuição
. A função económica e empresarial da distribuição comercial
. Descrição e análise dos canais de distribuição; formas de integração de canais (análise do e-business)
. Políticas de distribuição dos produtores e as relações produtores/distribuidores
. Relações de poder e de conflito no canal
. Formas comerciais quanto ao tamanho e dependência. O Franchising.
. A gestão de empresas comerciais
. A organização da empresa de distribuição comercial.
. Tendências

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bibliografia obrigatória/Main reference:
Bert Rosenbloom, Marketing Channels, A Management View (9th edition) Dryden/Harcourt 2009.
Bibliografia opcional/other:
Anne T. Coughlan, Erin Anderson, Louis W. Stern, Adel I. El-Ansary, Marketing Channels (8th edition) Prenhall.
Lou C. Pelton, David Strutton, James R. Lumpion Marketing Channels A Relationship Management Approach McGraw-Hill.