Métodos de Ensino
Nesta unidade curricular são utilizadas as seguintes metodologias de ensino:
1. Metodologias verbais (dizer) fazendo uso dos recursos pedagógicos Exposição, Explicação, Diálogo e Interrogação;
2. Metodologias Intuitivas (mostrar), fazendo uso dos recursos pedagógicos Demonstração, Audiovisuais e Textos Escritos,
3. Metodologia Ativas (fazer), fazendo uso dos recursos pedagógicos Trabalhos em Grupo e estudos de casos.
Resultados de Aprendizagem
Espera-se que no final da unidade curricular o aluno esteja habilitado a:
a) Compreender os principais conceitos relacionados com a dimensão estratégica e operacional do e-marketing;
b) Compreender as particularidades da pesquisa de marketing online;
c) compreender as especificidades do comportamento do consumidor online;
d) Entender o processo de definição de estratégias de marketing online;
e) Entender a adaptação das variáveis do marketing-mix no contexto online,
f) compreender as ferramentas de gestão do relacionamento com o cliente online;
g) Elaborar um plano de e-marketing;
h) Saber aplicar os conhecimentos adquiridos na resolução de problemas e na análise de estudos de caso especifico da área de e-marketing.
Programa
Parte I. Introdução ao e-marketing
Capítulo 1. Noções fundamentais de e-marketing
Capítulo 2. E-marketing estratégico
Capítulo 3. Plano de e-marketing
Parte II. Estratégia de e-marketing
Capítulo 4.Pesquisa de marketing online
Capítulo 5. Comportamento do consumidor online
Capítulo 6. Estratégias de segmentação, targeting, diferenciação e posicionamento online
Parte III. Gestão de e-marketing
Capítulo 7.Gestão de produtos e marcas online
Capítulo 8. Gestão de preços online
Capítulo 9. A internet como canal de distribuição: o comércio electrónico
Capítulo 10. Comunicação de marketing online
Capítulo 11. Gestão do relacionamento com o cliente na internet
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Chaffey, D. (2014). Digital Business and E-Commerce Management (6th edition). Harlow: Pearson.
Chaffey, D., & Smith, P. R. (2017). Digital Marketing Excellence: Planning, Optimizing and Integrating Online Marketing (5th edition). Oxon: Routledge.
Chaffey, D., & Ellis-Chadwick, F. (2016). Digital Marketing: Strategy, Implementation and Practice (6th edition). Harlow: Pearson.
Dionísio, P., Rodrigues, J. V., Faria, H., Canhoto, R. & Nunes, R. C. (2009). b-Mercator – Blended Marketing.
Alfragide: Publicações Dom Quixote.
Laudon, K. C., & Traver, C. G. (2017). E-commerce: Business, Technology, Society, (13th edition). Upper Saddle River: Prentice Hall.
Strauss, J. & Frost, R. (2016). e-Marketing (7th edition). Oxon: Routledge.