E-Marketing e Comercio Eletrónico

Métodos de Ensino

Nesta unidade curricular são utilizadas as seguintes metodologias de ensino:

1. Metodologias verbais (dizer) fazendo uso dos recursos pedagógicos Exposição, Explicação, Diálogo e Interrogação;

2. Metodologias Intuitivas (mostrar), fazendo uso dos recursos pedagógicos Demonstração, Audiovisuais e Textos Escritos,

3. Metodologia Ativas (fazer), fazendo uso dos recursos pedagógicos Trabalhos em Grupo e estudos de casos.

Resultados de Aprendizagem

Espera-se que no final da unidade curricular o aluno esteja habilitado a:

a) Compreender os principais conceitos relacionados com a dimensão estratégica e operacional do e-marketing;

b) Compreender as particularidades da pesquisa de marketing online;

c) compreender as especificidades do comportamento do consumidor online;

d) Entender o processo de definição de estratégias de marketing online;

e) Entender a adaptação das variáveis do marketing-mix no contexto online,

f) compreender as ferramentas de gestão do relacionamento com o cliente online;

g) Elaborar um plano de e-marketing;

h) Saber aplicar os conhecimentos adquiridos na resolução de problemas e na análise de estudos de caso especifico da área de e-marketing.

Programa

Parte I. Introdução ao e-marketing

Capítulo 1. Noções fundamentais de e-marketing

Capítulo 2. E-marketing estratégico

Capítulo 3. Plano de e-marketing

Parte II. Estratégia de e-marketing

Capítulo 4.Pesquisa de marketing online

Capítulo 5. Comportamento do consumidor online

Capítulo 6. Estratégias de segmentação, targeting, diferenciação e posicionamento online

Parte III. Gestão de e-marketing

Capítulo 7.Gestão de produtos e marcas online

Capítulo 8. Gestão de preços online

Capítulo 9. A internet como canal de distribuição: o comércio electrónico

Capítulo 10. Comunicação de marketing online

Capítulo 11. Gestão do relacionamento com o cliente na internet

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Chaffey, D. (2014). Digital Business and E-Commerce Management (6th edition). Harlow: Pearson.

Chaffey, D., & Smith, P. R. (2017). Digital Marketing Excellence: Planning, Optimizing and Integrating Online Marketing (5th edition). Oxon: Routledge.

Chaffey, D., & Ellis-Chadwick, F. (2016). Digital Marketing: Strategy, Implementation and Practice (6th edition). Harlow: Pearson.

Dionísio, P., Rodrigues, J. V., Faria, H., Canhoto, R. & Nunes, R. C. (2009). b-Mercator – Blended Marketing.

Alfragide: Publicações Dom Quixote.

Laudon, K. C., & Traver, C. G. (2017). E-commerce: Business, Technology, Society, (13th edition). Upper Saddle River: Prentice Hall.

Strauss, J. & Frost, R. (2016). e-Marketing (7th edition). Oxon: Routledge.