E-Marketing e Comércio Eletrónico

Conhecimentos de Base Recomendados

Fundamentos de Marketing

Métodos de Ensino

Nesta unidade curricular são utilizadas as seguintes metodologias de ensino:
1. Metodologias Verbais (dizer), fazendo uso dos recursos pedagógicos Exposição, Explicação, Diálogo e Interrogação;
2. Metodologias Intuitivas (mostrar), fazendo uso dos recursos pedagógicos Demonstração, Audiovisuais e Textos Escritos;
3. Metodologias Ativas (fazer), fazendo uso dos recursos pedagógicos Trabalhos em Grupo, Estudo de Casos e Simulação.
No que diz respeito à avaliação estão previstos os seguintes métodos:
1. Avaliação periódica, compreendendo:
a) 2 provas escritas individuais, com um peso de 30% cada na nota final e sujeitas a uma nota mínima de 7,0 valores;
b) Trabalho de grupo, com um peso de 40% na nota final e sujeita a uma nota mínima de 7,0 valores;
2. Avaliação final, compreendendo:
a) Prova escrita individual.

Resultados de Aprendizagem

a) Compreender os principais conceitos relacionados com a dimensão estratégica e operacional do marketing online.
b) Compreender a importância atual e o potencial de crescimento do comércio eletrónico.
c) Conhecer as diferentes modalidades de comércio eletrónico.
d) Compreender os diferentes modelos de negócio eletrónicos.
e) Compreender as particularidades da pesquisa de marketing online.
f) Compreender as especificidades do comportamento do consumidor online.
g) Entender o processo de definição da estratégia de marketing online.
h) Entender a adaptação das variáveis do marketing-mix no contexto online.
i) Compreender as ferramentas de gestão do relacionamento com o cliente online.
j) Saber aplicar os conhecimentos adquiridos na resolução de problemas e na análise de estudos de caso específicos da área do marketing online.
k) Elaborar um plano de e-marketing.
l) Desenvolver um website de suporte a um modelo de negócio eletrónico.

Programa

Parte I. Introdução ao e-marketing
1. Noções fundamentais de e-marketing
2. Modelos e estratégia de negócio eletrónico

Parte II. Diagnóstico e estratégia de e-marketing
3. Pesquisa de marketing online
4. Comportamento do consumidor online
5. Estratégias de segmentação, targeting, diferenciação e posicionamento online   

Parte III. Ferramentas de e-marketing
6. Gestão de produtos e marcas online
7. Gestão de preços online
8. A Internet como canal de distribuição: o comércio eletrónico
9. Comunicação de marketing online
10. Gestão do relacionamento com o cliente na Internet

Parte IV. Planeamento e implementação de e-marketing
11. Plano de e-marketing
12. Desenvolvimento de website para negócio eletrónico

Métodos de Avaliação

Avaliação periódica
  • - 2.ª prova escrita individual - 30.0%
  • - 1.ª prova escrita individual - 30.0%
  • - Trabalho de grupo - 40.0%
Avaliação final
  • - Prova escrita individual - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Hanson, W., & Kalyanam, K. (2007). Internet Marketing & E-commerce. Mason: Thomson.

Chaffey, D., & Ellis-Chadwick, F. (2016). Digital Marketing: Strategy, Implementation and Practice (6th edition). Harlow: Pearson.

Chaffey, D. (2011). E-Business and E-Commerce Management: Strategy, Implementation and Practice (5th edition). Harlow: Pearson.

Turban, E., Outland, J., King, D., Lee, J. K., Liang, T.-P. & Turban, D. C. (2018). Electronic Commerce 2018: A Managerial and Social Networks Perspective (9th edition). Chum: Spinger.

Laudon, K. C., & Travor, C. G. (2018). E-Commerce: Business, Technology, Society (14th edition). Upper Saddle River: Pearson.

Dionísio, P., Rodrigues, J. V., Faria, H., Canhoto, R. & Nunes, R. C. (2009). b-Mercator – Blended Marketing. Alfragide: Publicações Dom Quixote.

Strauss, J. & Frost, R. (2016). e-Marketing (7th edition). Upper Saddle River: Pearson.