Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
6.1 As opções metodológicas centrar-se-ão em três componentes pedagógicas fundamentais: exposição oral centrada nos conteúdos previstos; estudo e apresentação de obras/produções; desenvolvimento de trabalhos sob orientação docente.
6.2 A unidade curricular poderá ser realizada nas modalidades de avaliação contínua ou de exame.
A avaliação naquelas modalidades obedecerá a critérios que serão explicitados nos enunciados e/ou outros elementos apresentados. A avaliação contínua valoriza a assiduidade e participação do aluno em 10% da nota final e implica a realização de 3 trabalhos teórico-práticos que terão os seguintes pesos: 1.º trabalho – 45%; 2.º trabalho – 30%; 3.º trabalho – 15%.
O exame terá uma componente teórica, com um peso de 40%, e uma componente prática, com um peso de 60%
Resultados de Aprendizagem
3.1 Assimilar e refletir sobre as origens da ecologia e do eco design, adaptado ao desenvolvimento do objeto e da sua evolução conceptual;
3.2 Ampliar saber práticos no âmbito do design, tendo como princípios os conceitos relativos à sustentabilidade e à ecologia;
3.3 Adquirir competências ao nível dos métodos e técnicas para verificar as suas diferentes aplicações aos objetos, segundo as estratégias do eco design;
3.4 Saber associar o caráter ecológico do design à produção dos objetos;
3.5 Adquirir e refletir sobre conceitos de biomética enquanto novo paradigma projetual aplicado ao design de produto.
Programa
4.1 Contextualização do Eco design
4.1.1 Origens da ecologia
4.1.2 Origens do eco design
4.1.3 Cultura do descartável
4.2 O Eco design e o seu significado
4.2.1 Conceitos de eco design
4.2.2 Conceitos de design sustentável
4.3 Estratégias do design ecológico
4.3.1 Desenvolvimento de novos conceitos
4.3.2 Redução de materiais
4.3.3 Otimização das técnicas de produção
4.3.4 Otimização dos sistemas de transporte
4.3.5 Redução do impacto de uso (Durabilidade do produto)
4.3.6 Otimização do tempo de vida útil (Desenho para reutilização)
4.4 O Eco deisgn aplicado aos objetos
4.4.1 Materiais e métodos de fabrico
4.4.2 Tipologias de aplicação (habitacionais, alimentação)
4.5 Biomética
4.5.1 Conceito
4.5.2 Breve contextualização histórica
4.5.3 Metodologias da biomética aplicada ao design do produto
4.5.4 Um novo paradigma projetual
Métodos de Avaliação
- - trabalho teórico-prático - 30.0%
- - Assiduidade e Participação - 10.0%
- - trabalho teórico-prático - 15.0%
- - trabalho teórico-prático - 45.0%
- - componente prática - 60.0%
- - componente teórica - 40.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Cámara, E. (2013). Eco kids design. Monsa.
Doorsselaer, K,& Bois, E. (2024).Ecodesign. Kindle Edition
Doorsselaer, K. & Koopmans, R. (2021). Ecodesign: Uma Abordagem de Ciclo de Vida para um Futuro Sustentável.Hanser
Has, M. (2024).Produtos Sustentáveis: Avaliação do Ciclo de Vida, Gestão de Riscos, Cadeias de Suprimentos, Ecodesign. Gruyter
Inoue,I. (2021).EcoDesign e Sustentabilidade I: Produtos, Serviços e Modelos de Negócios (Produção Sustentável, Engenharia e Gestão do Ciclo de Vida). Springer
Inthurn, C. (2019). Biomimetismo e o design de produtos: as soluções estão na natureza. Kindle Edition
Liu, I. & Wong, J. (2020). Eco Design: Furtiture Promopress.
Manzini, E. & Vezzoli,C.(2002). O desenvolvimento de produtos sustentáveis. Edusp.
Mcdonough, W. & Braungart, M. (2002). Cradle to Cradle : Remaking the Way We Make Things. North Point Press.
Norman, D. (2013). The design of everyday things. Basic books.