Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável
Métodos de Ensino
O ensino é efetuado utilizando técnicas de aprendizagem ativas, estudos de caso e trabalho prático. O conhecimento teórico é veiculado em aulas expositivas centradas no aluno. Os temas são depois explorados recorrendo a trabalho prático de grupo no campo e no laboratório. Os resultados destes trabalhos são apresentados aos colegas.
Resultados de Aprendizagem
1. Compreender os ecossistemas como unidades estruturais, funcionais e dinâmicas da Biosfera;
2. Familiarizar-se com os princípios que governam a distribuição dos ecossistemas terrestres e aquáticos e com os principais padrões ecológicos globais;
3. Conhecer os principais ecossistemas terrestres e aquáticos de Portugal;
4. Compreender o fluxo de energia e materiais através dos ecossistemas e os serviços de ecossistema;
5. Desenvolver aptidão para a ecologia de campo, terrestre e aquática, através da aplicação da história natural, métodos de amostragem e de medida
6. Compreender os impactes das atividades humanas – incluindo as turísticas . nos ecossistemas e ser capaz de as evitar
Programa
1.Ecologia e a distribuição da vida: Como se distribuem os climas na Terra? A vida em terra: biomas terrestres e regiões biogeográficas; A vida na água: tipos e ecologia dos ecossistemas aquáticos; Ecossistemas terrestres e aquáticos de Portugal
2.Funcionamento dos ecossistemas: Cadeias alimentares; Produção primária e fluxo de energia através dos ecossistemas; Como os ecossistemas reciclam os materiais; Serviços dos ecossistemas; Sucessão e estabilidade
3.Ecologia geográfica: Área, isolamentp e riqueza específica; Biogeografia das ilhas; Gradientes latitudinais da riqueza específica; Padrões globais: El Niño e La Niña
4.Efeitos das atividades humans nos ecossistemas: Turismo; Pesca e caça à baleia; Agricultura; poluição
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Teste escrito - 100.0%
- - Teste escrito em cada unidade (peso de cada unidade: 1: 35%; 2: 30%; 3: 20%; 4: 15%) - 60.0%
- - Trabalho em cada unidade (peso de cada unidade: 1: 35%; 2: 30%; 3: 20%; 4: 15%) - 40.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
BEGON, M; TOWNSEND, CR &HARPER, JL (2005)-Ecology: From Individuals to Ecosystems. 4th ed., Wiley-Blackwell [Part 3.Communities and Ecosystems]
MACKENZIE, A; BALL, AS & VIRDEE, SR (2001)–Instant Notes Ecology. 2nd ed., Oxford: BIOS Scientific Publishers Limited. [Sections C, P, R-U; W]
MOLLES, MC Jr. (2002)–Ecology: Concepts and Applications. 2nd ed., Boston: McGraw-Hill. [Sections V-VI]
RAVEN, P; JOHNSON, JB; MASON, KA; LOSOS, JB & SINGER, SS (2014)-Biology. 10th ed., Boston: McGraw Hill Higher Education. [Chapters 56-58]
SADAVA, D; HILLIS, DM; HELLER, HC & HACKER, SD (2017)-LIFE: the Science of Biology. 11th ed., Sunderland: Sinauer Associates & Macmillan Learning [Chapters 56-58]
TOBIN, AJ & DUSHECK, J (2005)–Asking about life. 3rd ed., Belmont: Thomson-Brooks/Cole [Chapters 25-28]