Ecologia Geral

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino baseiam-se nos princípios das técnicas de aprendizagem ativa, estudos de caso, e aprender a saber fazer. É providenciado conhecimento de base através de exposições teóricas com exploração posterior dos temas através de pesquisa e apresentação da informação aos colegas em trabalhos de grupo e através de atividades práticas no laboratório e no campo.

Resultados de Aprendizagem

1. Compreender os conceitos da ecologia.

2. Familiarizar-se com a variedade de formas pelas quais os organismos interagem entre si e com o seu ambiente.

3. Desenvolver o conhecimento sobre as populações, a sua estrutura e dinâmica.

4. Conhecer o modo como as populações interagem entre si.

5. Desenvolver o conhecimento da abundância e diversidade de espécies e da dinâmica das comunidades.

Programa

Unidade 1. Introdução: 1.1 O que é a ecologia? 1.2 Evolução por seleção natural.

Unidade 2. Adaptações dos indivíduos ao ambiente: 2.1 Relação com a temperatura. 2.2 Relação com a água. 2.3 Relação com energia e nutrientes. 2.4 Relações sociais.

Unidade 3. Populações: 3.1 Distribuição e abundância; 3.2 Dinâmica; 3.3 Crescimento; 3.4 Ciclos e padrões de vida.

Unidade 4. Interações: 4.1 Competição; 4.2 Exploração: predação, herbivoria, parasitismo e doença; 4.3 Mutualismo; 4.4 Comensalismo e amensalismo.

Unidade 5. Comunidades: 5.1 Abundância e diversidade de espécies; 5.2 Estrutura e dinâmica das comunidades.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Teste escrito - 100.0%
Avaliação contínua
  • - Trabalho em cada unidade (peso de cada unidade: 2: 30%; 3: 30%; 4: 20%; 5: 20%) - 25.0%
  • - Teste escrito em cada unidade (peso de cada unidade: 2: 30%; 3: 30%; 4: 20%; 5: 20%) - 75.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

MACKENZIE, A; BALL, AS & VIRDEE, SR (2001). Instant Notes Ecology. 2nd ed. BIOS Scientific Publishers Limited [Sections A-B, D-O, Q].

MOLLES, MC Jr. & sher, AA (2019). Ecology: Concepts and applications. 8th ed. McGraw-Hill Education [Sections I-V].

RAVEN, PH & JOHNSON, GB (2002). Biology. 6th ed. McGraw Hill Higher Education [Chapters 24-25].

SADAVA, D; HELLER, HC; ORIANS, GH.; PURVES, WK & HILLIS, DM (2008). LIFE: the Science of Biology. 8th ed. Sinauer Associates, Inc. [Chapters 54-55].

STARR, C; EVERS, CA & STARR, L (2007). Biology today and tomorrow. 2nd ed. Thomson Brooks/Cole [Units 1-3 and Chapter 32].

TOBIN, AJ & DUSHECK, J (2005). Asking about life. 3rd ed. Thomson Learning, Inc. [Parts 1-4 and Chapters 1, 29].