Ecologia Geral

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino baseiam-se nos princípios das técnicas de aprendizagem ativa, estudos de caso, e aprender a saber fazer. É providenciado conhecimento de base através de exposições teóricas com exploração posterior dos temas através de pesquisa e apresentação da informação aos colegas em trabalhos de grupo e através de atividades práticas no laboratório e no campo.

Resultados de Aprendizagem

1. Compreender os conceitos da ecologia;

2. Familiarizar-se com a variedade de formas pelas quais os organismos interagem entre si e com o seu ambiente;

3. Desenvolver o conhecimento sobre as populações, a sua estrutura e dinâmica;

4. Conhecer o modo como as populações interagem entre si;

5. Desenvolver o conhecimento da abundância e diversidade de espécies e da dinâmica das comunidades

Programa

1.Introdução: o que é a ecologia? Exemplos de estudos em ecologia

2.Indivíduos – O ajuste entre os organismos e o seu ambiente: Temperatura, radiação solar, humidade, energia, nutrientes e relações sociais

3.Populações: Características das populações; Genética das populações e seleção natural; Distribuição e abundância das populações; Dinâmica das populações; Crescimento das populações; Ciclos e padrões de vida

4.Interações: Competição; Exploração: predação, herbivoria, parasitismo e doença; Mutualismo

5.Comunidades: Que fatores moldam a estrutura das comunidades? Abundância e diversidade de espécies; Dinâmica das comunidades

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - Teste escrito em cada unidade (peso de cada unidade: 2: 30%; 3: 30%; 4: 20%; 5: 20%) - 75.0%
  • - Trabalho em cada unidade (peso de cada unidade: 2: 30%; 3: 30%; 4: 20%; 5: 20%) - 25.0%
Exame
  • - Teste escrito - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

MACKENZIE, A; BALL, AS & VIRDEE, SR (2001) – Instant Notes Ecology. 2nd ed., Oxford: BIOS Scientific Publishers Limited. [Sections A-B, D-O, Q]

MOLLES, MC Jr. (2002) – Ecology: Concepts and Applications. 2nd ed., Boston: McGraw-Hill. [Sections I-IV]

RAVEN, PH & JOHNSON, GB (2002) – Biology. 6th ed., Boston: McGraw Hill Higher Education. [Chapters 24-25]

SADAVA, D; HELLER, HC; ORIANS, GH.; PURVES, WK & HILLIS, DM (2008) – LIFE: the Science of Biology. 8th ed., Sunderland: Sinauer Associates, Inc. [Chapters 54-55]

STARR, C; EVERS, CA & STARR, L (2007) – Biology today and tomorrow. 2nd ed., Belmont: Thomson Brooks/Cole [Units 1-3 and Chapter 32]

TOBIN, AJ & DUSHECK, J (2005) – Asking about life. 3rd ed., Belmont: Thomson Learning, Inc. [Parts 1-4 and Chapters 1, 29]