Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável
Métodos de Ensino
Para a concretização dos objetivos da unidade curricular e a aquisição pelos estudantes das competências previstas, o processo de ensino aprendizagem assenta na articulação de diversas metodologias: 1. Exposição oral; 2. Resolução de aplicações práticas (exercícios; análise de textos; estudos de caso); 3. Atividades de pesquisa orientada pelo docente.
Resultados de Aprendizagem
1. Conhece os conceitos e as metodologias mais usadas pela ciência económica;
2. Compreende os mecanismos de formação de preços em economia de mercado e a relação técnico económica entre fatores e níveis de produção;
3. Compreende as redes de relações entre os agentes económicos, os organismos reguladores e o sistema alimentar;
4. Compreende as especificidades da economia do sector alimentar.
Programa
1. Introdução:
1.1. Problemas fundamentais que se colocam à Economia;
1.2. As principais metodologias usadas na ciência económica;
1.3. Conceitos de custo de oportunidade, de disposição a pagar e a receber;
1.4. Fronteira de possibilidades de produção.
2. Agentes económicos e mercado alimentar
2.1. Circuito económico e e as relações entre os diversos agentes;
2.2. A oferta e a procura de bens alimentares;
2.3. Imperfeições de mercado;
2.4. Os mercados de fatores;
2.5. Níveis de produção e de aplicação de fatores que maximizam o lucro, com base em funções de produção e de custos.
3. A economia nacional e as fileiras alimentares:
3.1.Os principais resultados da contabilidade nacional;
3.2 As relações entre emprego, inflação, taxa de câmbio e taxa de juro
3.3. Efeitos das políticas macroeconómicos sobre o sector alimentar
3.4. As principais fileiras agroalimentares portuguesas e as suas estratégias de desenvolvimento.
4. O comércio internacional de bens alimentares
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Exame escrito - 100.0%
- - Teste escrito abrangendo os pontos 3 e 4 dos conteúdos programáticos - 25.0%
- - Trabalhos práticos, individuais e de grupo, realizados no tempo de contacto e fora dele - 40.0%
- - Teste escrito abrangendo os pontos 1 e 2 dos conteúdos programáticos - 35.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
FRANK, R.; BERNANKE, B. (2012). Princípios de Economia. 4ª ed. Lisboa: McGraw Hill. ISBN 9788580550962.
LAGRANGE, L. (1995) . La commercialisation des produits agricoles et alimentaires. Paris: Lavoisier.
NORONHA, T. (2016). Setor Agroalimentar em Portugal: conjunturas e abordagens recentes. Lisboa: Edições Sílabo. ISBN 978-972-618-848-3
SAMUELSON, P.; NORDHAUS, W. (2011) – Economia. 19ª ed. Lisboa: McGraw Hill. ISBN 9789899717237.