Economia Alimentar

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável

Métodos de Ensino

Para a concretização dos objetivos da unidade curricular e a aquisição pelos estudantes das competências previstas, o processo de ensino aprendizagem assenta na articulação de diversas metodologias: 1. Exposição oral; 2. Resolução de aplicações práticas (exercícios; análise de textos; estudos de caso); 3. Atividades de pesquisa orientada pelo docente

Resultados de Aprendizagem

O objetivo da unidade curricular é desenvolver nos alunos as seguintes competências:
1. Conhece os conceitos e as metodologias mais usadas pela ciência económica;
2. Compreende os mecanismos de formação de preços em economia de mercado e a relação técnico económica entre fatores e níveis de produção;
3. Compreende as redes de relações entre os agentes económicos, os organismos reguladores e o sistema alimentar;
4. Compreende as especificidades da economia do sector alimentar.

Programa

1. Introdução:
1.1. Problemas fundamentais que se colocam à Economia;
1.2. As principais metodologias usadas na ciência económica;
1.3. Conceitos de custo de oportunidade, de disposição a pagar e a receber;
1.4. Fronteira de possibilidades de produção.
2. Agentes económicos e mercado alimentar
2.1. Circuito económico e e as relações entre os diversos agentes;
2.2. A oferta e a procura de bens alimentares;
2.3. Imperfeições de mercado;
2.4. Os mercados de fatores;
2.5. Níveis de produção e de aplicação de factores que maximizam o lucro, com base em funções de produção e de custos.
3. A economia nacional e as fileiras alimentares:
3.1.Os principais resultados da contabilidade nacional;
3.2 As relações entre emprego, inflação, taxa de câmbio e taxa de juro
3.3. Efeitos das políticas macroeconómicos sobre o sector alimentar
3.4. As principais fileiras agroalimentares portuguesas e as suas estratégias de desenvolvimento.
4. O comércio internacional de bens alimentares

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - Trabalhos práticos, individuais e de grupo, realizados no tempo de contacto e fora dele - 40.0%
  • - Teste escrito abrangendo os pontos 1 e 2 dos conteúdos programáticos - 35.0%
  • - Teste escrito abrangendo os pontos 3 e 4 dos conteúdos programáticos - 25.0%
Avaliação por exame
  • - Exame escrito - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

ANDRADE, J. (1998).  Introdução à Economia. Lisboa: Minerva.

LAGRANGE, L. (1995). La commercialisation des produits agricoles et alimentaires. Paris: Lavoisier.

FRANK, R. e BERNANKE, B. (2003). Princípios de Economia. Lisboa: Mc Graw Hill.

MALASSIS, L. e GHERSI, G. (coord.) (1992). Initiation a l’Economie Agro-Alimentaire. Paris: Hatier.

SAMUELSON, P. e NORDHAUS, W. (1999).  Economia. 16 ª ed. Lisboa: Mc Graw Hill.

FRANK, R. (1997).  Microeconomia e Comportamento. Lisboa: Mc Graw Hill.