Economia Alimentar

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável

Métodos de Ensino

Para a concretização dos objetivos da unidade curricular e a aquisição pelos estudantes das competências previstas, o processo de ensino aprendizagem assenta na articulação de diversas metodologias: 1. Exposição oral; 2. Resolução de aplicações práticas (exercícios; análise de textos; estudos de caso); 3. Atividades de pesquisa orientada pelo docente.

Resultados de Aprendizagem

1. Conhece os conceitos e as metodologias mais usadas pela ciência económica;

2. Compreende os mecanismos de formação de preços em economia de mercado e a relação técnico económica entre fatores e níveis de produção;

3. Compreende as redes de relações entre os agentes económicos, os organismos reguladores e o sistema alimentar;

4. Compreende as especificidades da economia do sector alimentar.

Programa

1. Introdução:

1.1. Problemas fundamentais que se colocam à Economia;

1.2. As principais metodologias usadas na ciência económica;

1.3. Conceitos de custo de oportunidade, de disposição a pagar e a receber;

1.4. Fronteira de possibilidades de produção.

2. Agentes económicos e mercado alimentar

2.1. Circuito económico e e as relações entre os diversos agentes;

2.2. A oferta e a  procura de bens alimentares;

2.3. Imperfeições de mercado;

2.4. Os mercados de fatores;

2.5. Níveis de produção e de aplicação de fatores que maximizam o lucro, com base em funções de produção e de custos.

3. A economia nacional e as fileiras alimentares:

3.1.Os principais resultados da contabilidade nacional;

3.2 As relações entre emprego, inflação, taxa de câmbio e taxa de juro

3.3.  Efeitos das políticas macroeconómicos sobre o sector alimentar

3.4. As principais fileiras agroalimentares portuguesas e as suas estratégias de desenvolvimento.

4. O comércio internacional de bens alimentares

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação por exame
  • - Exame escrito - 100.0%
Avaliação contínua
  • - Trabalhos práticos, individuais e de grupo, realizados no tempo de contacto e fora dele - 40.0%
  • - Teste escrito abrangendo os pontos 1 e 2 dos conteúdos programáticos - 35.0%
  • - Teste escrito abrangendo os pontos 3 e 4 dos conteúdos programáticos - 25.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

FRANK, R.; BERNANKE, B. (2012). Princípios de Economia. 4ª ed. Lisboa: McGraw Hill. ISBN 9788580550962.

LAGRANGE, L. (1995) . La commercialisation des produits agricoles et alimentaires. Paris: Lavoisier.

NORONHA, T. (2016). Setor Agroalimentar em Portugal: conjunturas e abordagens recentes. Lisboa: Edições Sílabo. ISBN 978-972-618-848-3

SAMUELSON, P.; NORDHAUS, W. (2011) – Economia. 19ª ed. Lisboa: McGraw Hill. ISBN 9789899717237.