Conhecimentos de Base Recomendados
Não se aplica.
Métodos de Ensino
Nesta unidade curricular são utilizadas as seguintes metodologias de ensino:
1) Metodologias Verbais (dizer), fazendo uso dos recursos pedagógico: Exposição, Explicação e Diálogo; 2)
Metodologias Intuitivas (mostrar), fazendo uso dos recursos pedagógicos: Demonstração, Resolução de
exercícios/problemas e Textos Escritos;
No que diz respeito à avaliação estão previstos os seguintes métodos:
1) Avaliação por frequência, compreendendo: a) Prova escrita individual. 2) Avaliação por exame, compreendendo: a)
Prova escrita individual.
Resultados de Aprendizagem
O objetivo central é que os alunos aprendam a pensar como economistas, enquanto decisores empresariais em
diferentes tipos de mercados, desenvolvendo nos alunos a capacidade de utilizarem ferramentas de análise económica
aplicada para a tomada de decisões de gestão empresarial mais eficientes e adequadas. Concretamente:
a) Compreender a dinâmica dos mercados e a sua estrutura, e as consequências da interação estratégica entre as
empresas em termos de poder de mercado, eficiência e bem-estar.
b) Em mercados concorrenciais os alunos deverão ser capazes de prever as entradas e saídas das empresas e deduzir
a oferta das empresas e do mercado.
c) Compreender e saber analisar os índices de concentração do mercado
d) Devem ser capazes de determinar os preços em empresas com poder de mercado, identificar as circunstâncias em
que se pode praticar diferentes preços e compreender a interação entre a teoria dos jogos e a teoria económica.
Programa
1. Estruturas de mercado
1.1. Empresas em mercados concorrenciais.
1.2. Monopólio: a empresa com poder de mercado
1.3. Poder de mercado e conluio
2. Índices de estrutura de mercado e poder de mercado
3. Limites ao poder de mercado: Regulação e controlo de preços
4. Modelos de Oligopólios estratégicos
4.1. Variável de decisão: quantidade
4.2. Variável de decisão: preço
4.3. A teoria dos jogos e os oligopólios
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Exame - 100.0%
- - Prova escrita individual. - 100.0%
Estágio(s)
NAO