Economia da Empresa

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimento de cálculo matemático no que concerne às derivadas parciais, integrais e sistemas de equações.

Métodos de Ensino

Nesta unidade curricular são utilizadas as seguintes metodologias de ensino: 1) Metodologias Verbais (dizer), fazendo uso dos recursos pedagógico: Exposição, Explicação e Diálogo; 2) Metodologias Intuitivas (mostrar), fazendo uso dos recursos pedagógicos: Demonstração, Resolução de exercícios/problemas.

Resultados de Aprendizagem

O objetivo principal da unidade curricular consiste em dotar os alunos de ferramentas de análise económica aplicada, em contextos de empresa e de mercados, direcionadas para a tomada de decisão da gestão empresarial quotidiana. Para tal, os alunos devem:

a) Conseguir compreender os conceito de Economia da Empresa e de modelos económicos subjacentes;

b) Conseguir compreender e saber analisar o funcionamento dos mercados de concorrência perfeita e os mercados de concorrência imperfeita.

Programa

1. Concorrência Perfeita: A empresa em ambiente concorrencial.
2. Monopólio: A empresa com poder de mercado.
3. Interação Oligopolística.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bibliografia Principal:
– Leitão, J., Ferreira, E., & Ferreira, J. (2022). Fundamentos de Economia da Empresa: Conceitos, decisões e
aplicações (1ª Edição). Rei dos Livros.
– Perloff, J. M. (2017). Microeconomics: Theory and applications with calculus (4th. Ed.). Pearson.

 

Bibliografia Complementar:
– Besanko, D., Braeutigam, R., & Gibbs, M. (2011). Microeconomics (4th Edition). Wiley.
– Cabral, L. (1994). Economia Industrial. McGraw-Hill.
– Krugman, P., & Wells, R. (2009). Microeconomics (2nd Edition). Worth Publishers.
– Mateus, M., & Mateus, A. (2002). Microeconomia: Exercícios e estudos de caso (Volume II). Verbo.