Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimento de cálculo matemático no que concerne às derivadas parciais, integrais e sistemas de
equações.
Métodos de Ensino
Nesta unidade curricular são utilizadas as seguintes metodologias de ensino: 1) Metodologias Verbais (dizer), fazendo uso dos recursos pedagógico: Exposição, Explicação e Diálogo; 2) Metodologias Intuitivas (mostrar), fazendo uso dos recursos pedagógicos: Demonstração, Resolução de exercícios/problemas.
Resultados de Aprendizagem
O objetivo principal da unidade curricular consiste em dotar os alunos de ferramentas de análise económica aplicada, em contextos de empresa e de mercados, direcionadas para a tomada de decisão da gestão empresarial quotidiana. Para tal, os alunos devem:
a) Conseguir compreender os conceito de Economia da Empresa e de modelos económicos subjacentes; b) Conseguir compreender e saber analisar o funcionamento dos mercados de concorrência perfeita e os mercados de concorrência imperfeita; c) Compreender a dinâmica dos mercados e os seus comportamentos estratégicos; d) Conseguir compreender e saber analisar o funcionamento das estratégias de preços para empresas com
poder de mercado.
Programa
1. Mercados e Empresas
1.1 Concorrência Perfeita: A empresa em ambiente concorrencial
1.2 Monopoly: A empresa com poder de mercado
1.3 Interação Oligopolista
1.4 Diferenciação do produto e Publicidade
1.5 Investigação & desenvolvimento
2. Decisões de Preços
2.1 Discriminação de Preços
2.2 Preços lineares
2.3 Preços não lineares
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Prova escrita individual. - 100.0%
- - Exame - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia Principal:
– Leitão, J., Ferreira, E., & Ferreira, J. (2022). Fundamentos de Economia da Empresa: Conceitos, decisões e aplicações (1ª Edição). Rei dos Livros. ISBN: 978-989-565-069-9
– Besanko, D., Braeutigam, R., & Gibbs, M. (2011). Microeconomics (4th ed.). Wiley
– Krugman, P., & Wells, R. (2009). Microeconomics (2nd ed.). Worth Publishers.
– Mata, J. (2002). Economia da Empresa (2ª ed.). Fundação Calouste Gulbenkian.
Bibliografia Complementar:
– Barbot, C., Castro, A., Nascimento, A., & Dias, R. (1997). Microeconomia (2ª ed.). McGraw-Hill.
– Baye, M. (2010). Managerial Economics and Business Strategy (7th ed.).McGraw-Hill.
– Cabral, L. (1994). Economia Industrial. McGraw-Hill.
– Mateus, M., & Mateus, A. (2002). Microeconomia: Exercícios e estudos de caso (Volume II). Verbo.
– Nabais, C., & Ferreira, R. V. (2012). Microeconomia: Licções & Exercícios (3ª. ed.). Lidel.
– Varian, H.R. (2014). Intermediate Microeconomics: A modern approach (9th ed.). W.W. Norton & Company.