Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável
Métodos de Ensino
O processo de ensino-aprendizagem baseia-se numa combinação de atividades que utilizam diferentes métodos apropriados a cada tipo de conteúdo:
– Componente expositiva dos princípios teóricos, com utilização de meios audiovisuais e recurso a estratégias de exposição participada, complementada com estudo de casos e trabalho de pesquisa orientada, individualmente ou em grupo.
– Componente de aplicação prática, com análise de textos, casos práticos e resolução de exercícios, bem como atividades de orientação tutorial.
Resultados de Aprendizagem
1. Compreender o domínio da economia como ciência social e as relações entre os agentes económicos.
2. Identificar e definir os problemas económicos fundamentais.
3. Compreender o funcionamento de mercados concorrenciais e os efeitos de diferentes opções de política.
4. Conhecer e compreender a evolução da sociedade portuguesa segundo diversas perspetivas.
5. Aplicar métodos e técnicas de investigação em ciências sociais.
6. Conhecer e aplicar os principais conceitos e metodologias da ciência económica e da sociologia.
Programa
1. ECONOMIA 1.1. A ciência económica – conceitos introdutórios. 1.2. Os agentes económicos e as suas funções – o circuito económico. 1.3. Problemas económicos fundamentais. 1.4. Conceitos de custo de oportunidade, de disposição a pagar e a receber. 1.5. Fronteira de possibilidades de produção. 1.6. Funcionamento do mercado em concorrência perfeita: procura, oferta e equilíbrio de mercado. 1.7. Conceito de elasticidade da procura e da oferta e suas aplicações. 1.8. Introdução à política macroeconómica – efeitos de diferentes opções de política. 2. SOCIOLOGIA 2.1. Indicadores de caracterização demográfica, social e económica. 2.2. Causas e consequências das grandes transformações sociais ocorridas em Portugal nas últimas décadas. 2.3. A mudança económica e social em territórios ou setores concretos. 2.4. Principais procedimentos de recolha de dados usados nas ciências sociais. 2.5. Métodos de investigação mais adequados a casos concretos. 2.6. O desenvolvimento de inquéritos no quadro de projetos de investigação social. 2.7. A análise da informação obtida com recurso a técnicas documentais, de observação e de inquirição.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Teste escrito, abrangendo o ponto 1 dos conteúdos programáticos - 50.0%
- - Trabalho de pesquisa, a realizar em grupo, com elaboração de relatório escrito e apresentação oral - 25.0%
- - Teste escrito, abrangendo o ponto 2 dos conteúdos programáticos - 25.0%
- - Teste escrito - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
FRANK, R.; BERNANKE, B. (2012) – Princípios de Economia. 4ª ed. Lisboa: McGraw Hill. ISBN 9788580550962.
GHIGLIONE, R.; MATALON, B. (2001) – O inquérito: teoria e prática. 4ª ed. Oeiras: Celta Editora. ISBN 9789727741205.
QUIVY, R.; CAMPENHOUDT, V. (2013) – Manual de investigação em Ciências Sociais. 6ª ed. Lisboa: Gradiva Publicações. ISBN 9789726622758
SAMUELSON, P.; NORDHAUS, W. (2011) – Economia. 19ª ed. Lisboa: McGraw Hill. ISBN 9789899717237.
SOUSA, M.; GOMES, O. (2011) – Análise Económica: Conceitos e Exercícios Resolvidos. 3ª ed. Lisboa: Edições Sílabo. ISBN 9789726188230.