Conhecimentos de Base Recomendados
Os conteúdos programáticos contém um conjunto alargado de conceitos e modelos que permitem perceber a importância do sector público e da tomada de decisões de politica pública. É recomendado que os alunos tenham conhecimentos base de inglês, finanças públicas e economia.
Métodos de Ensino
Nesta unidade curricular são utilizadas as seguintes metodologias de ensino:
1) Metodologias Verbais (dizer), fazendo uso dos recursos pedagógico: Exposição, Explicação e Diálogo;
2) Metodologias Intuitivas (mostrar), fazendo uso dos recursos pedagógicos: Demonstração, Audiovisuais e Textos Escritos;
3) Metodologias Ativas (fazer), fazendo uso dos recursos pedagógicos: Trabalhos em Grupo.
No que diz respeito à avaliação estão previstos os seguintes métodos:
1) Avaliação por frequência, compreendendo: a) Prova escrita individual e b) Trabalho em grupo.
2) Avaliação por exame, compreendendo: a) Exame escrito individual e b) Trabalho individual.
Resultados de Aprendizagem
A disciplina de Economia Regional e Inovação Territorial por objetivo contribuir para a formação interdisciplinar dos alunos, proporcionando-lhes conhecimentos e capacidade de reflexão crítica sobre de forma a que consigam:
a) reconhecer os conceitos, métodos e técnicas de análise que os iniciem em novos modos de raciocínio e de abordagem da realidade económica;
b) avaliar a dimensão espacial na análise dos fenómenos económicos;
c) reconhecer e avaliar o valor e a transformação territorial;
d) identificar, criar e promover políticas e estratégias de inovação;
e) promover o crescimento económico e a sustentabilidade ambiental.
Programa
1. Modelos de desenvolvimento regional
. O espaço e a teoria económica
. A dinâmica das regiões: convergência versus divergência
. A teoria da base económica . A nova geografia económica
2. Disparidades no crescimento regional e local
. As desigualdades territoriais de desenvolvimento
. As regiões menos desenvolvidas
. Desigualdades em termos de capacidade de inovação
. A problemática do desenvolvimento local
3. Inovação e território
. O conceito de inovação
. Políticas públicas na promoção da inovação
. Processos de inovação de base territorial
. A mobilização regional e o fortalecimento através de redes
. Propostas inovadoras de valorização dos recursos
4. Políticas regionais
. A origem das políticas regionais
. Objetivos, instrumentos e avaliação das políticas regionais
. Política regional e inovação
. Portugal e a Política de Coesão
5. Estudos de caso regionais
. Estratégia de especialização inteligente: Região Centro de Portugal.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 30.0%
- - Frequência - 70.0%
- - Exame - 70.0%
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 30.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Camagni, R. (1998). Principi di Economia Urbana e Territoriale (3ª ed.). Carocci Editore.
Castro, E.; Rodrigues, C.; Esteves, C. &Pires, R. (2000). The triple helix model as a motor for the creative use of telematics. Research Policy.
Costa, J. (2010), Compêndio de Economia Regional. APDR.
Ferrão, J. (1997), Políticas de Inovação e Desenvolvimento Regional e Local. Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Imprensa de Ciência sociais.
Fujita, M., Krugman, P. & Venables, A. (1999). The Spatial Economy. Cities, regions and international trade. The MIT Press.
Laborde P.(1999). Les espaces urbains dans le monde. Nathan Université.
Lopes, A. (1984). Desenvolvimento Regional: problemática, teoria, modelos. Fundação Calouste Gulbenkian.