Métodos de Ensino
O processo de ensino e aprendizagem articula aulas teórico-práticas desenvolvidas com metodologias ativas e interativas, incluindo análise critica e discussão ativa de artigos e/ou textos científicos, programas e projetos, exposição e visionamento de filmes/documentários.
A avaliação continua consistira em 2 momentos de avaliação: um trabalho escrito (50%) e uma apresentação oral (50%).
Resultados de Aprendizagem
No final da unidade o aluno deverá ser capaz de:
1. Compreender a importância de a educação em saúde ser diferenciada;
2. Sensibilizar para atitudes de educação para a saúde sustentáveis e plurais;
3. Compreender os conceitos da NEE, educação inclusiva e educação para a saúde numa perspetiva integrada, inclusiva e sustentável;
4. Destacar ações em educação e saúde baseadas em medidas e políticas de saúde e metodologias educativas, nomeadamente, educação pelos pares;
5. Analisar especificidades, necessidades e potencialidades de indivíduos e grupos vulneráveis, em especial os que possuem NEE, com o objetivo de desenvolver serviços, projetos e ações educativas adequados;
6. Conceber e dinamizar de forma inclusiva projetos educativos não formais para a promoção da saúde e bem-estar de pessoas com condições de vulnerabilidade e NEE.
Programa
1. Saúde numa perspetiva de inclusão e sustentabilidade:
– Visão holística, inclusiva e sustentável do conceito de saúde;
– Promover a saúde numa perspetiva holística, inclusiva e sustentável.
2. Saúde e Educação:
– Sinergias entre os conceitos de Educação e Saúde;
– Educação para a saúde e para o bem-estar social;
– Modelos de incapacidade, promoção da saúde e prevenção de condições secundárias;
– Saúde, Necessidades Educativas Especiais (NEE) e Educação Inclusiva;
3. Pedagogias diferenciadas para a Saúde:
– O conceito de pedagogias inclusiva e diferenciada;
– Métodos e estratégias diferenciadas em educação para a saúde;
– Necessidades e potenciais educativas em grupos vulneráveis e com NEE;
– Elaboração e gestão de projetos de educação para a saúde e bem-estar.
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bonito, J. (coord.) (2008). Educação para a saúde no seculo XXI. Teorias, modelos e práticas. Évora: Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Universidade de Évora;
Glen G. Gilbert, Robin G. Sawyer, Elisa Beth McNeill. (2024). Health Education: Creating Strategies for School & Community Health, 4th Edition. Publisher: Jones & Bartlett Learning; ISBN-13: 978-1449698546;
James F. McKenzie, Brad L. Neiger, Rosemary Thackeray. (2012). Planning, Implementing & Evaluating Health Promotion Programs: A Primer (6th Edition). Publisher: Benjamin Cummings. ISBN-13: 978-0321788504;
Raúl Choque Larrauri (Diciembre, 2005). Comunicación y educacion para la promocion de la salud. http://www.razonypalabra.org.mx/libros/libros/comyedusalud.pdf
UNESCO (2010). Module 8 – Health Education In “Teaching and Learning for sustainable development”. http://www.unesco.org/education/tlsf/docs/tlsf_doclist.html