Educação Especial e Inclusiva

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

As aulas, de carácter teórico-prático, terão o contributo do docente e dos alunos.

O docente: explanação dos conteúdos do programa; dinamização de atividades práticas e de reflexão ilustrando tópicos programáticos; orientação dos alunos na pesquisa, construção e exploração de diversos materiais; apoio na realização de projetos de trabalho dos alunos.

Os alunos: participação em atividade práticas e de reflexão desencadeadas na aula; exposição de trabalhos de dissertação e pesquisa; construção e exploração de materiais diversos.

Se possível, efetuar-se-ão visitas de estudo.

Resultados de Aprendizagem

A disciplina pretende proporcionar aos futuros profissionais uma visão geral relativamente às crianças/jovens/adultos necessitando de um atendimento e uma resposta diferenciadas, em particular no que à educação e inclusão social diz respeito. Assim, no final desta unidade curricular os alunos devem:

– Ficar a conhecer e compreender a actual filosofia da inclusão social e escolar das crianças/jovens e adultos com necessidades educativas especiais (NEE´s), bem como os fundamentos que a justificam;

– Apresentar atitudes consentâneas com as atuais formas de perspetivar a problemática das pessoas diferentes e em desvantagem que apresentam necessidades educativas especiais;

– Ser capazes de caracterizar os principais quadros de excecionalidade abordados na disciplina;

– Ser capazes de planear e implementar, consciente e criticamente, formas de intervenção ajustadas a estes indivíduos.

Programa

Descritores: necessidades educativas especiais; educação especial; inclusão; problemas de aprendizagem; problemas de comportamento; problemas sensoriais; problemas motores; problemas cognitivos; sobredotação

1.Breve História da Educação Especial

2.Da integração à inclusão

                2.1.Conceito e fundamentos da integração

                2.2. A inclusão

                               2.2.1. A “Declaração de Salamanca” sobre princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais; A “Declaração de Madrid” e as reivindicações dos cidadãos deficientes.

3.Documentos legais de suporte ao trabalho de inserção escolar de alunos com NEE.

4. Algumas perturbações e principais características; processos de intervenção

                4.1.Problemas sensoriais

                               4.1.1.Deficiência auditiva

                               4.1.2.Deficiência visual

                4.2.Problemas motores

                4.3.Incapacidade Intelectual

                4.4.Sobredotação

                4.5.Problemas de comportamento

                               4.5.1.O caso particular da hiperatividade (PDAH)

4.6.Problemas de aprendizagem: dificuldades e distúrbios     

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - Teste escrito - 40.0%
  • - Elementos avaliação continuada - 20.0%
  • - Teste escrito - 40.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

ALMEIDA, M (2005). Caminhos para a inclusão humana – Valorizar a pessoa, construir o sucesso educativo. Porto: Edições ASA.

BAKER, B.; BRIGHTMAN, A. (2009). Passos para a autonomia. Ensinar actividades diárias a crianças com necessidades especiais. Lisboa: I. Piaget.

LOPES, J.; RUTHERFORD,  R.; CRUZ; M.; MATHUR; S. & QUINN, M. (2006). Competências sociais: aspectos comportamentais, emocionais e de aprendizagem. Braga: Psiquilíbrios Editora.

MORGADO, J. (2009). Educação inclusiva nas escolas actuais. Contributo para a reflexão. In Actas do X Congresso Galego-.Português de Psicopedagogia. Braga: Universidade do Minho, pp 104-117.

PEREIRA. F. (Coord.) (2018). Para uma Educação Inclusiva. Manual de Apoio à Prática. Lisboa: Ministério da Educação/DGE.

PORTUGAL, GEP/ME (1990). A criança diferente: Manual de apoio aos educadores de infância e professores do ensino básico. Lisboa: GEP/ME.

RODRIGUES, D. (2006). Investigação em Educação Inclusiva. Lisboa; Fundação Calouste Gulbenkian.