Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
a) – Sessões de exposição teórica (da responsabilidade do docente);
b)- Sessões teórico-práticas, centradas em actividades de análise e reflexão crítica, baseadas em recursos audiovisuais, textos e exercícios individuais e de grupo.
Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino/aprendizagem: exposição, debate, estudo de caso, visionamento de filmes e análise documental; jogo pedagógico; trabalho cooperativo; trabalho de projecto; fichas de trabalho; apresentação de temas e trabalhos pelos estudantes.
A unidade curricular decorre em regime de blended-learning, com aulas presenciais e aulas online assíncronas.
Avaliação: exame (teste escrito) ou avaliação periódica;
nesta os alunos elaboram e apresentam um trabalho proposto pelo docente que versa sobre temas do programa; o tipo de trabalho e ponderações será especificado no início do semestre. Em trabalhos de grupo, a prestação dos alunos na defesa é diferenciável.
Resultados de Aprendizagem
1. Compreender as relações entre maiorias e minorias e impacto socio- psicológico da exclusão social
2. Compreender as articulações entre educação e diversidade cultural
3. Conhecer factores sociais, culturais e familiares que condicionam a educação, identidade e integração social dos indivíduos
4. Reconhecer e valorizar as características distintivas do meio cultural no qual intervém, adequando técnicas e instrumentos da Animação Socioeducativa
5. Conhecer princípios de intervenção psicopedagógicas em grupos de imigrantes e minorias étnicas
6. Criar actividades facilitadoras de trocas culturais promovendo a diversidade cultural
7. Conhecer programas, actividades, métodos e recursos de educação intercultural
Programa
I – Sociedade contemporânea e multiculturalidade
1. Breve historial da multiculturalidade contemporânea
2. Multiculturalidade e desenvolvimento social
3. Gestão da diversidade
II – Comunicação e competência Intercultural
1. Comunicação intercultural
1.1 Cultura, identidade e imagem social
1.2 Preconceito e conflito intergrupal
1.3 Racismo, xenofobia e exclusão
2. Competência intercultural
3. Implicações na Animação Socioeducativa
III – Animação Socioeducativa e Educação Intercultural
1. Educação Intercultural: métodos e recursos
2. Projectos Interculturais
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Exame - 100.0%
- - Trabalhos individuais ou de grupo - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
AAVV (2014). Manual lidar com a diversidade cultural e promover a igualdade e valorizar a diferença. DGERT.
Gonçalves, S. (2021). Imagem e diálogo intercultural: Recursos visuais para exploração pedagógica e educação pela arte. Coimbra: ESEC/NIEFI
Gonçalves, S., and Majhanovich, S. (Eds.) (2016). Art and Intercultural Dialogue. Rotterdam: Sense.
Gonçalves S. (2014). Multiculturalism, Contact Zones and the Political Core of Intercultural Education. In N. Haydari & P. Holmes (Eds.). Case Studies in Intercultural Dialogue, pp. 57-72. Kendall Hunt Publishing: San Francisco, CA. ISBN: 978-1-4652-1209-2.
Gonçalves, S.; Carpenter, M. (Eds.). (2013). Diversity, Intercultural Encounters, and Education. Oxford: Routledge.