Educação Intercultural

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

a) – Sessões de exposição teórica (da responsabilidade do docente);

b)- Sessões teórico-práticas, centradas em actividades de análise e reflexão crítica, baseadas em recursos audiovisuais, textos e exercícios individuais e de grupo.

Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino/aprendizagem: exposição, debate, estudo de caso, visionamento de filmes e análise documental; jogo pedagógico; trabalho cooperativo; trabalho de projecto; fichas de trabalho; apresentação de temas e trabalhos pelos estudantes.

A unidade curricular decorre em regime de blended-learning, com aulas presenciais e aulas online assíncronas.

Avaliação: exame (teste escrito) ou avaliação periódica;

nesta os alunos elaboram e apresentam um trabalho proposto pelo docente que versa sobre temas do programa; o tipo de trabalho e ponderações será especificado no início do semestre. Em trabalhos de grupo, a prestação dos alunos na defesa é diferenciável.

Resultados de Aprendizagem

1. Compreender as relações entre maiorias e minorias e impacto socio- psicológico da exclusão social

2. Compreender as articulações entre educação e diversidade cultural

3. Conhecer factores sociais, culturais e familiares que condicionam a educação, identidade e integração social dos indivíduos

4. Reconhecer e valorizar as características distintivas do meio cultural no qual intervém, adequando técnicas e instrumentos da Animação Socioeducativa

5. Conhecer princípios de intervenção psicopedagógicas em grupos de imigrantes e minorias étnicas

6. Criar actividades facilitadoras de trocas culturais promovendo a diversidade cultural

7. Conhecer programas, actividades, métodos e recursos de educação intercultural

Programa

I – Sociedade contemporânea e multiculturalidade

1. Breve historial da multiculturalidade contemporânea

2. Multiculturalidade e desenvolvimento social

3. Gestão da diversidade

 

II – Comunicação e competência Intercultural

1. Comunicação intercultural

1.1 Cultura, identidade e imagem social

1.2 Preconceito e conflito intergrupal

1.3 Racismo, xenofobia e exclusão

2. Competência intercultural

3. Implicações na Animação Socioeducativa

 

III – Animação Socioeducativa e Educação Intercultural

1. Educação Intercultural: métodos e recursos

2. Projectos Interculturais

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - Trabalhos individuais ou de grupo - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

AAVV (2014). Manual lidar com a diversidade cultural e promover a igualdade e valorizar a diferença. DGERT.

Gonçalves, S. (2021). Imagem e diálogo intercultural: Recursos visuais para exploração pedagógica e educação pela arte. Coimbra: ESEC/NIEFI

Gonçalves, S., and Majhanovich, S. (Eds.) (2016). Art and Intercultural Dialogue. Rotterdam: Sense.

Gonçalves S. (2014). Multiculturalism, Contact Zones and the Political Core of Intercultural Education. In N. Haydari & P. Holmes (Eds.). Case Studies in Intercultural Dialogue, pp. 57-72. Kendall Hunt Publishing: San Francisco, CA. ISBN: 978-1-4652-1209-2.

Gonçalves, S.; Carpenter, M. (Eds.). (2013). Diversity, Intercultural Encounters, and Education. Oxford: Routledge.