Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
A metodologia privilegiará a participação ativa (trabalho autónomo, trabalho de grupo, trabalho de projeto) combinada dialeticamente com exposição apoiada por multimédia, bem como, com o recurso à leitura orientada e à discussão de textos de referência, que privilegiarão a apresentação de trabalhos de conceptualização teórica e metodológica.
A metodologia estabelecerá elos com saberes de outras disciplinas, e ainda outras atividades educativas de iniciativa de alunas/os ou outras/os instituições/organizações.
A avaliação por frequência integra a análise de contextos de lazer e o desenvolvimento de conceções metodológicas que facultaram o debate na turma e o comentário crítico e de complementarização do docente.
Os critérios serão: Participação nos trabalhos em sala = 10% | Atividades de Enriquecimento Curricular = 10% | Trabalho teórico = 30% |Trabalho de Projeto = 50%. A avaliação por exame abrange todo o conteúdo programático trabalhado nas aulas e os trabalhos de projetos.
Resultados de Aprendizagem
•Conhecer as componentes da Pedagogia do Lazer e do Tempo Livre
•Conhecer implicações educacionais da sociologia da educação, do lazer e do desenvolvimento.
•Identificar os efeitos do lazer no desenvolvimento educativo e bem-estar das crianças e jovens e da população em geral.
. Ser capazes de conceber projectos e actividades de ASE em contextos educativos não formais e informais e de lazer, que permitam a valorização pessoal e a educogenia das comunidades;
•Saber organizar um contexto pedagógico num contexto de lazer, mobilizando, conjugadamente as componentes descanso, diversão e desenvolvimento;
•Saber desenvolver uma pedagogia integradora dos diferentes grupos e indivíduos presentes nas actividades de animação socioeductiva;
•Conhecer a importância do recurso às técnicas de expressão lúdicas e desportivas.
Programa
1. Conceptualização do Tempo livre, ócio e lazer
2. Lazer, Cultura e Educação
3. Pedagogia crítica do Lazer
4. Educação para e pelo lazer
5. A importância do Lúdico e do Lazer para diferentes públicos: Crianças, adolescentes, jovens adultos, adultos e idosos
6. Meios e Recursos educativos
7. Contextos de Educação e Lazer
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Assiduidade e Participação - 10.0%
- - Projecto - 50.0%
- - Atividades de Enriquecimento Curricular - 10.0%
- - Trabalho de síntese - 30.0%
- - Exame - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
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