Electroencefalografia I

Conhecimentos de Base Recomendados

– Compreensão dos fenómenos de transporte em biomembranas e sua aplicação na fisiologia humana;

– Difusão iónica e bioelectricidade: densidade de corrente iónica; equação de Nernst-Planck e de Nernst; potencial electroquímico; equação de Goldman-Hodgkin-Katz; potencial de repouso e de acção;

– Descrever as estruturas anatómicas dos Sistemas Nervoso Central, incluindo o encéfalo, sistema ventricular, vascularização arterial e venosa e meninges, assim como as suas relações anatómicas e fisiológicas. 

Métodos de Ensino

A metodologia adoptada na componente teórica-prática é do tipo expositivo activo, utilizando diapositivos, vídeos e textos, que serão disponibilizados aos alunos.

A componente prática está prevista com aplicação de eléctrodos de superfície para execução de electroencefalograma e aplicação prática dos conteúdos programáticos desenvolvidos na teórica-prática e utilização de equipamento de electroencefalografia em softwares associados.

Resultados de Aprendizagem

Os objectivos incluem a aquisição de conhecimentos de :

– Origem do sinal electroencefalográfico (EEG);

– Distinguir características normais do sinal EEG de vígilia e sono em adultos e crianças;

– Existência e origem de múltiplas interferências (artefactos) durante a aquisição EEG;

– Distinguir padrões EEG normais de variantes benignas em adultos e crianças;

– Reconhecer e classificar padrões EEG patológicos em adultos e crianças.

O aluno deve adquirir competências de:

– Realizar um EEG, desenvolvendo a metodologia necessária para preparação do paciente, nomeadamente esclarecimento prático a este último e colocação de eléctrodos respeitando o Sistema Internacional 10-20 e as recomendações da IFCN de 2017;

– Optimizar a colocação dos eléctrodos, particularmente em pacientes pouco colaborantes;

– Analisar e integrar os resultados de um EEG no contexto clínico, conhecendo a utilidade e limitações deste meio complementar de diagnóstico no estudo de patologias neurológicas e sistémicas;

– Actuar de acordo com a ética profissional.

Programa

CONTEÚDOS TEÓRICO-PRÁTICOS

– Perspectiva histórica e origem do registo electroencefalográfico (EEG);

– Princípios neurofisiológicos e bases do sinal EEG;

– Principais indicações do EEG;

– Especificidade e Sensibilidade;

– O Sistema Internacional 10-20 e configuração IFCN (2017);

– Montagens e filtros;

– Padrões do EEG: abordagem ordenada da análise visual;

– Principais ritmos cerebrais e variantes benignas;

– Artefactos;

– Métodos de activação;

– Noções de Epileptologia, diagnóstico diferencial e o papel do EEG;

– Síndromes epilépticos da infância, adolescência e vida adulta.

 

CONTEÚDOS PRÁTICOS

– Aplicação de eléctrodos de superfície segundo o Sistema Internacional 10-20 e 10-10;

– Aquisição de electroencefalograma e provas de activação;

– Identificação e resolução de actividade artefactual mais comum;

– Elaboração de relatório técnico de electroencefalograma.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

PRIMÁRIA: 

– Schomer D, Lopes da Silva F. Niedermeyer’s Electroencephalography: Basic Principles, Clinical Applications, and Related Fields. 6th Ed. 2011. Wolters Kluwer Lippincott Williams & Wilkins, Baltimore.

– Ebersole JS, Husain A, Nordli DR. Current Practice of Clinical Electroencephalography. 4th Ed. 2014. Lippincott Williams & Wilkins, Baltimore.

SECUNDÁRIA:

– Blume W, Holloway G, Young GB, Kaibara M. Blume’s Atlas of Pediatric and Adult Electroencephalography. 2010. Lippincott Williams & Wilkins, Baltimore.

– Nunez P, Srinivasan R. Electric Fields of the Brain: The Neurophysics of EEG. 2nd Ed. 2006. Oxford University Press.

– Libenson MH. Practical Approach to Electroencephalography. 1st Ed. 2009. Saunders, Philadelphia, USA

– Eeg-Olofsson KE. Pediatric Clinical Neurophysiology International Review of Child Neurology, 1st Ed. 2007. Mac Keith Press