Conhecimentos de Base Recomendados
Origem do sinal electroencefalográfico (EEG);
Distinguir características normais do sinal EEG de vígilia e sono em adultos e crianças, incluindo variantes benignas, provas de activação e artefactos.
Métodos de Ensino
A metodologia adoptada na componente teórica-prática é do tipo expositivo activo, utilizando diapositivos, vídeos e textos, que serão disponibilizados aos alunos.
A componente prática está prevista com análise integral de traçados de EEG, normais e das diferentes patológicas neurológicas e sistémica, bem como o seu relatório com aplicação prática dos conteúdos programáticos desenvolvidos na teórica-prática e utilização de equipamento de electroencefalografia em softwares associados.
Resultados de Aprendizagem
O aluno deve adquirir conhecimentos de :
– Tratamento farmacológico, cirúrgico e paliativo em epilepsias refractárias
– Modalidades de estudo invasivo do cérebro humano em contexto de cirurgia de epilepsia
– Diagnóstico diferencial em epilepsia
– Diferentes padrões electroencefalográficos nas diferentes doenças neurológicas
– Importância do EEG como ferramenta de avaliação neurológica no estudo de neonatais de termo e prematuros
– Métodos multimodais de avaliação de quadros clínicos neurológicos
O aluno deve adquirir aptidões e competências de:
– Aquisição, leitura e relato de EEG de vigilia, sono e de 24 Horas nas faixas etárias pediátricas e no adulto
– Correlação clinico-electroencefalográfica e diagnóstico diferencial em Neurologia
Programa
CONTEÚDOS TEÓRICO-PRÁTICOS
– Síndromes epilépticos nas diferentes faixas etárias pediátricas e do adulto jovem
– Opções terapêuticas em Epilepsia
– Cirurgia de Epilepsia: electrocorticografia (electrodos subdurais, profundos e estimulação eléctrica cortical)
– Fenómenos Paroxísticos Não Epilépticos
– EEG neonatal
– EEG nas doenças cerebrovasculares
– EEG em alterações do estado de consciência
– EEG nas síndromes demenciais
– Métodos avançados em EEG: EEG Amb. 24h, EEG source imaging, EEG/EMG backaveraging.
CONTEÚDOS PRÁTICOS
1. Sistematização da aplicação de eléctrodos de superfície segundo o Sistema Internacional 10-20 e segundo as recomendações da IFCN (2017);
2. Entrevista clínica: o que, quando e como perguntar em contexto clínico;
3. Análise e discussão de traçados de EEG e Vídeo-EEG, com análise sistemática de casos em contexto clínico e de visualização de exames;
4. Elaboração de relatório técnico de EEG e correlação com a informação clínica disponibilizada.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
PRIMÁRIA:
– Schomer D, Lopes da Silva F. Niedermeyer’s Electroencephalography: Basic Principles, Clinical Applications, and Related Fields. 6th Ed. 2011. Wolters Kluwer Lippincott Williams & Wilkins, Baltimore.
– Ebersole JS, Husain A, Nordli DR. Current Practice of Clinical Electroencephalography. 4th Ed. 2014. Lippincott Williams & Wilkins, Baltimore.
SECUNDÁRIA:
– Mizrahi EM, Hrachovy RA, Kellaway P. (2004). Atlas of Neonatal Electroencephalography. 3rd ED. Lippincott Williams & Wilkins, Philadelphia, USA.
– Doose H. (2003). EEG in Childhood Epilepsy: Initial Presentation and Long-Term Follow-Up. John Libbey Eurotext, France.
– Luders, HO. (2008) Textbook of Epilepsy Surgery. 2nd Ed.CRC Press.
– Eeg-Olofsson KE (2007). Pediatric Clinical Neurophysiology (International Review of Child Neurology. Mac Keith Press.
– Bureau M, Genton P, Dravet C, Delgado-Escueta AV, Tassinari CA, Thomas P, Wolf P (2012). Epileptic Syndromes in Infancy, Childhood and Adolescence, 5th. Edition with video. John Libbey Eurotext, France.
– Rossetti AO (Editor), Laureys S (Editor) (2015). Clinical Neurophysiology in Disorders of Consciousness: Brain Function Monitoring in the ICU and Beyond.