Conhecimentos de Base Recomendados
Neuroanatomia.
Fisiopatologia do Sistema Nervoso Periférico.
Métodos de Ensino
A metodologia adoptada na componente teórica-prática é do tipo expositivo activo, utilizando diapositivos, vídeos e textos para cumprimentos dos objectivos da unidade curricular, que serão disponibilizados aos estudantes.
Aulas práticas para manuseamento do equipamento (electromiografo), com a finalizadade de executar exames de Estudos de Condução Nervosa.
Resolução de fichas de suporte à componente prática, as quais incluem questões sobre matérias teórico-práticas e interpretação e resolução de casos clínicos reais.
Resultados de Aprendizagem
O principal objectivo desta unidade curricular é dotar os alunos com as ferramentas e conhecimento necessários para compreender o funcionamento do sistema nervoso periférico e as alterações eletroneurográficas que ocorrem em determinadas patologias. Assim pretende-se que os alunos:
– Tenham aptidões para executar um exame de estudos de condução nervosa, com conhecimentos de anatomofisiologia dos vários nervos e músculos do corpo;
– Adquiram pensamento crítico para adaptar o protocolo e a execução do exame consoante os achados eletrofisiológicos durante a execução de um estudo, assim como capacidade de correlacionar a história clínica com os resultados obtidos;
– Capacidade de analisar e relatar os resultados obtidos, concluindo qual a principal hipótese patofisiológica presente do exame e o provável diagnóstico;
– Conhecimentos gerais sobre o manuseamento dos equipamentos e aparelhos utilizados para realizar um Estudo de Condução Nervosa, desde operar autonomamente o dispositivo, selecionar os amplificadores e elétrodos adequados para cada situação e colmatar ou atenuar qualquer artefacto/ interferência que possa dificultar ou impedir a realização do exame.
Programa
– Conceitos gerais sobre os elementos que compõem o sistema nervoso periférico;
– Relevância clínica dos Estudos de Condução Nervosa;
– Electromiógrafo, sensores de registo e estimuladores;
– Conhecimento dos vários eléctrodos de registo e suas características bem como tipos de estimuladores;
– Medidas de segurança para a realização de estudos de condução nervosa;
– Parâmetros de registo dos estudos de condução nervosa (latência, amplitude, velocidade de condução);
– Principais protocolos de registo e suas características (estudo sensitivo e estudo motor);
– Teste de estimulação nervosa repetitiva;
– Factores biológicos e actividade artefactual que condicionam os estudos de condução nervosa;
– Respostas tardias: resposta F e reflexo H
– Lesão de nervo – características de lesão nervosa: desmielinização, neuropraxia, axonotmese, neurotmese;
– Mononeuropatias dos membros superiores, membros inferiores e pares cranianos: achados electroneurográficos característicos.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Obrigatória
- Kimura, J. (2013). Electrodiagnosis In Diseases of Nerve and Muscle – Principles and Practice. 4th ed. Oxford University Press.
- Preston, D. and Shapiro, B. (2013). Electromyography and neuromuscular disorders. 3rd ed. Elsevier.
Suplementar
- Buschbacher, R.M., Prahlow, N. (2005). Manual of Nerve Conduction Studies. 2nd ed. Demos Medial Publishing.
- Liveson, J.A., Ma, D.M. (1992) Laboratory Reference for Clinical Neurophysiology. 1st ed. F.A. Davis Company
- Netter, F.H. (2018). Atlas of Human Anatomy. 7th ed. Elsevier.
- Sethi, R.K., Thompson, L.L. (1989). The Electromyographer’s Handbook. 2nd ed. Little, Brown and Company.