Conhecimentos de Base Recomendados
Fisiologia, fisiopatologia, Processos e fases da reparação tecidular.
Métodos de Ensino
As metodologias de ensino integram a exposição dos conteúdos; seleção da intervenção com critério tendo por base o tecido envolvido e/ou estadio da lesão e objetivo terapêutico definido. A metodologia inclui demonstração e exemplificação das intervenções com pratica simulada entre os alunos, com os equipamentos disponíveis da escola.
Resultados de Aprendizagem
Analisar os efeitos físicos e fisiológicos produzidos nos diferentes tecidos humanos aquando expostos a agentes eletrofísicos.
Transmitir as noções básicas sobre termoterapia (terapia por calor ou frio superficial; banhos de contraste), terapia por calor profundo (diatermia e rádio frequência); magnetoterapia de alta intensidade; terapia por ultrassom; terapia por ondas de choque extracorporais; terapia por laser; terapia com recurso a correntes constantes e correntes variáveis de baixa e média frequência.
Analisar precauções, perigos, indicações/contraindicações de acordo com os agentes eletrofísicos selecionados.
Demonstrar competências na aplicação de intervenção e desenvolver o raciocínio na definição de objetivos terapêuticos (dor, inflamação, reparação, trofismo, fortalecimento, relaxamento) com base em diferentes casos clínicos.
Programa
Metodologias, princípios e abordagens da termoterapia superficial (calor ou frio). Fundamentos de banhos de contraste e de turbilhão. Precauções, indicações e contraindicações, princípios e abordagens dos diferentes métodos de aplicação. Aplicação de calor húmido, parafango, parafina, compressas frias, spray e gelo (aplicação dinâmica estática). (TP 8 horas)
Metodologias, princípios e abordagens da terapia por calor profundo (diatermia por micro-ondas e por ondas curtas; rádio frequência); Magnetoterapia e magnetoterapia de alta intensidade. Efeitos fisiológicos e terapêuticos; formas de aplicação (contínua e pulsada); dosagem; procedimentos de segurança; indicações/contraindicações, precauções e riscos. (TP 4 horas)
Metodologias, princípios fisiológicos e terapêuticos e abordagens da terapia por ultrassom. Efeitos térmicos e atérmicos; administração de medicamentos – Fonoforese; efeito do ultrassom nos tecidos. Aplicação consoante os objetivos terapêuticos: escolha do meio de contacto, frequência, intensidade, modo se contínuo ou pulsado, duração do tratamento. Identificar indicações/contraindicações, dosagem, perigos e precauções. (TP 3 horas)
Metodologia e princípios relacionados com os tipos de ondas de choque (focais e radiais); identificação dos diversos equipamentos emissores. Compreensão dos efeitos fisiológicos e terapêuticos dos diferentes equipamentos emissores de ondas de choque nos tecidos; técnicas de aplicação; Dosagem; procedimentos; indicações, contraindicações, segurança e riscos. (TP 2 horas)
Metodologia e princípios relacionados com a fototerapia ou aplicação da terapia por laser: Produção, fontes de radiação; aquecimento do tecido corporal; efeitos biológicos; indicações, contraindicações, riscos e aplicação (TP 3 horas)
Caracterização das correntes elétricas (correntes diretas e alternas). Classificação das correntes de acordo com impulso, frequência e modulação/forma. Identificar as indicações/contraindicações, perigos e precauções e dosagem consoante os tipos de correntes. Parâmetros a selecionar nos equipamentos (impulso, frequência, modulação e intensidade). (TP 4 horas)
Metodologias de aplicação consoante objetivos terapêuticos; Terapia com correntes de baixa frequência: galvânica e se com recurso a administração medicamentosa – iontoforese; Estimulação elétrica funcional (FES); Estimulação elétrica transcutânea (TENS). Terapia com correntes de média frequência: estimulação elétrica neuromuscular (NMES); corrente russa e corrente interferencial (IFC). (6 horas)
Aplicação e prática com análise de casos clínicos e com avaliação pratica incluída (15 horas)
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO