Conhecimentos de Base Recomendados
É recomendado que os alunos já tenham adquirido noções de neuroanatomia e patologia do sistema auditivo, por forma a compreenderem os conceitos que serão leccionados relativos aos geradores dos potenciais evocados auditivos, e as alterações identificadas nos casos clínicos.
Métodos de Ensino
Aulas TP expositivas com recursos audiovisuais; aulas PL no laboratório de audiologia onde os alunos são divididos em grupos para aplicação dos diferentes conhecimentos através da realização de PEA; trabalhos de grupo; disponibilização e análise de artigos científicos; análise e marcação de traçados; análise e discussão de casos clínicos; realização de relatórios de PEA; esclarecimento de dúvidas. Até 25% das aulas poderão ser lecionadas à distância.
Resultados de Aprendizagem
O objetivo de aprendizagem da unidade curricular consiste em fornecer aos alunos a capacidade de:
− definir conceitos no âmbito da eletrofisiologia auditiva;
− saber o objetivo e as aplicações clínicas dos potenciais evocados auditivos (PEA) nomeadamente a Eletrococleografia, os Potenciais Evocados Auditivos do Tronco Cerebral, os Potenciais Evocados Auditivos Automáticos e os Potenciais Evocados Auditivos de Estado Estável;
− saber os procedimentos de realização e conhecer os protocolos e parâmetros de estimulação e aquisição adequados ao caso clínico, à idade e ao objetivo do exame de PEA;
− conhecer como diferentes variáveis influenciam os PEA;
− determinar limiares auditivos eletrofisiológicos e estimar o limiar auditivo;
− saber marcar componentes de um traçado, analisar e relacionar os resultados dos PEA com o local da lesão ou possíveis patologias;
− relatar os resultados do exame eletrofisiológico auditivo.
Programa
Eletrofisiologia Auditiva e Potencial Evocado Auditivo (PEA):
− Introdução, definição, laboratório, instrumentação, software, material, classificação dos PEA, parâmetros e variáveis relacionadas com o estímulo, aquisição e indivíduo;
Eletrococleografia (ECochG), Potenciais Evocados Auditivos do Tronco Cerebral (PEATC), Potenciais Evocados Auditivos Automáticos (PEA-A) e Potenciais Evocados Auditivos de Estado Estável (ASSR)
− Introdução, definição, procedimentos, protocolos e parâmetros de estimulação e aquisição, componentes da resposta e geradores anatómicos, variáveis com influência na resposta, avaliação audiológica, limiares auditivos eletrofisiológicos e estimativas dos limiares auditivos, avaliação neurológica, valores normativos e critérios de neurodiagnóstico, análise e interpretação da resposta e relação com o local da patologia, aplicações clínicas, análise de traçados e de casos clínicos, relatório do exame;
Apresentação, esclarecimento de dúvidas e avaliação.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia Principal:
Atcherson, S. R., & Stoody, T., M. (2012). Auditory Electrophysiology: A Clinical Guide. NY: Thieme Medical Publishers.
Burkard, R., Eggermont, J. & Don, M. (2007). Auditory evoked potentials: Basic principles and clinical application.
Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins.
Hall, J. W. (2007). New Handbook of Auditory Evoked Responses. Boston: Pearson Education, Inc.
Hall, J. W., & Swanepoel, D. (2010). Objective assessment of hearing: Core clinical concepts in audiology. San Diego: Plural Publishing, Inc.
Katz, J., Medwetsky, L., Burkard, R., & Hood, L. (2010). Handbook of clinical audiology. (6th ed). Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins.
Kramer, S. & Brown, D. K. (2019). Audiology: science to practice. (3rd ed). San Diego: Plural Publishing, Inc.
Monteiro, L. & Subtil, J. (2018). Audiologia, som e audição das bases à clínica. Massamá: Círculo Médico.
Valente, M. & valente, L. M. (2015). Adult Audiology Casebook. NY: Thieme Medical Publishers