Eletrofisiologia Auditiva II

Conhecimentos de Base Recomendados

Recomenda-se que os alunos tenham já adquirido os conhecimentos lecionados na unidade curricular de Electrofisiologia I.

É também recomendado que os alunos já tenham adquirido noções de neuroanatomia e patologia do sistema auditivo, por forma a compreenderem os conteúdos leccionados que envolvem esses conceitos.

Métodos de Ensino

Aulas TP expositivas com recursos audiovisuais; aulas PL no laboratório de audiologia onde os alunos são divididos em grupos para aplicação dos diferentes conhecimentos através da realização de PEA; trabalhos de grupo; disponibilização e análise de artigos científicos; análise e marcação de traçados; análise e discussão de casos clínicos; esclarecimento de dúvidas. Até 25% das aulas poderão ser lecionadas à distância.

Resultados de Aprendizagem

O objetivo de aprendizagem da unidade curricular consiste em fornecer aos alunos a capacidade de:

− saber o objetivo e as aplicações clínicas dos Potenciais Evocados Auditivos de Média Latência, Potenciais Evocados Auditivos de Longa Latência, P300, Mismatch Negativity, N400, Potenciais Evocados Auditivos Elétricos e Electroneuronografia;

− saber os procedimentos de realização e conhecer os protocolos e parâmetros de estimulação e aquisição adequados ao objetivo do exame de Potenciais Evocados (PE);

− conhecer como diferentes variáveis influenciam os PE;

− determinar limiares auditivos eletrofisiológicos;

− saber marcar componentes de um traçado, analisar e relacionar os resultados dos Potenciais Evocados Auditivos com o caso clínico, dependendo se a avaliação é audiológica, neurológica e da neuroplasticidade.

− Conhecer guidelines de investigação em eletrofisiologia auditiva.

Programa

Potenciais Evocados Auditivos de Média Latência (PEAML) e Potenciais Evocados Auditivos de Longa Latência (PEALL), P300, Mismatch Negativity (MMN) e N400.

− Introdução, definição, procedimentos de realização, protocolos e parâmetros de estimulação e aquisição, componentes da resposta, processos envolvidos, variáveis com influência na resposta, avaliação audiológica e limiares auditivos eletrofisiológicos, neurológica e da neuroplasticidade, análise e interpretação da resposta, aplicações clínicas, análise de traçados e de casos clínicos, guidelines de investigação;

Potenciais Evocados Auditivos Elétricos e Electroneuronografia (Enog)
− Introdução às respostas eletrofisiológicas auditivas e não auditivas evocadas eletricamente, procedimentos de realização, parâmetros de estimulação e aquisição, componentes da resposta, variáveis com influência na resposta, análise e interpretação da resposta, aplicações clínicas.

Apresentação, esclarecimento de dúvidas e avaliação.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bibliografia Principal:

Atcherson, S. R., & Stoody, T., M. (2012). Auditory Electrophysiology: A Clinical Guide. New York: Thieme Medical Publishers.
Burkard, R., Eggermont, J. & Don, M. (2007). Auditory evoked potentials: Basic principles and clinical application.
Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins.
Hall, J. W. (2007). New Handbook of Auditory Evoked Responses. Boston: Pearson Education, Inc.
Katz, J., Medwetsky, L., Burkard, R., & Hood, L. (2010). Handbook of clinical audiology. (6th ed). Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins.
Kramer, S. & Brown, D. K. (2019). Audiology: science to practice. (3rd ed). San Diego: Plural Publishing, Inc.
Roeser, R., Valente, M., & Hosford-Dunn, H. (2007). Audiology diagnosis: Audiology (2nd ed). New York: Thieme Medical Publisher, Inc